Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Escolas da rede municipal de Sorocaba realizam mostras culturais

09 de Dezembro de 2023 às 22:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Trabalhos das escolas Prof.ª Zilah Dias de Mello Schrepel, no Jardim Santo André, e João Francisco Rosa, na Vila Angélica
Trabalhos das escolas Prof.ª Zilah Dias de Mello Schrepel, no Jardim Santo André, e João Francisco Rosa, na Vila Angélica (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

Prestes a finalizar o ano letivo, diversas escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba, como a E.M. Prof.ª Zilah Dias de Mello Schrepel, no Jardim Santo André, e a E.M. João Francisco Rosa, na Vila Angélica, ambas na zona norte da cidade, realizaram no início do mês a Mostra Cultural 2023 com trabalhos produzidos pelos alunos ao longo do ano. Além dos trabalhos manuais, envolvendo desenhos, colagens, maquetes, pinturas, entre outros, também houve apresentações artísticas.

Crislaine, mãe de Melissa, aluna da E.M. Prof.ª Zilah Dias de Mello Schrepel, se encantou com a maquete que a filha produziu, com a ajuda da família. “Ela reproduziu o quarto, um dos espaços que ela mais gosta na casa. Não foi fácil, mas eu, como mãe, ajudei no que pude, a avó dela também. Então, é bom ver um trabalho que resultou dessa união com a família. No fim, eu me emocionei muito de ver como ficou”, conta.

Trabalhos das escolas Prof.ª Zilah Dias de Mello Schrepel, no Jardim Santo André, e João Francisco Rosa, na Vila Angélica - DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA
Trabalhos das escolas Prof.ª Zilah Dias de Mello Schrepel, no Jardim Santo André, e João Francisco Rosa, na Vila Angélica (crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

“É muito gostoso ver o resultado final, pois todos se dedicaram e colaboraram, desde o início do ano letivo. Além dos trabalhos, tivemos as apresentações de contação de histórias e de dança, sendo que esta faz parte do currículo da escola, neste ano”, comemorou a diretora da unidade, Renata Cristina Silvano. A escola ainda sediou um show de contação de histórias com as contadoras Jussara Person e Soraia Uno, ganhadoras do Prêmio Sorocaba de Literatura 2023, na categoria infantil, com o livro “Judite”.

Na E.M. João Francisco Rosa, o mote da mostra foi o aniversário da escola, que acaba de completar 27 anos. “Foi, também, uma oportunidade para todos do entorno poderem vir prestigiar os trabalhos dos alunos. E, dentro do projeto ‘Pequenos Inventores, Grandes Produções’, os alunos se uniram para criar um livro, que também tem arquivo digital, para quem quiser acessar. Os estudantes gostaram muito de fazer e de poder ler a versão final”, disse o diretor Odirlei Paulino dos Santos.

Júlia, do 2º ano, aprovou a iniciativa. “Foi muito legal participar, gostei muito e acho que aprendi demais com o projeto”. E quem visitou a mostra também fez questão de deixar sua opinião, assim como Neusa Aparecida Giuste dos Santos, que é moradora do bairro. “Estudei na escola há muitos anos. Isso é um pedaço da minha vida. Assim, faço questão de vir aqui sempre. Tenho fotos para provar (risos). E, hoje tenho 70 anos.” (Da Redação, com Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos