Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Andorinha-do-rio

02 de Dezembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Com 14 centímetros de comprimento, ela pesa entre 14 e 17 gramas
Com 14 centímetros de comprimento, ela pesa entre 14 e 17 gramas (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIN / COAVES)

Nome popular: Andorinha-do-rio
Nome científico: Tachycineta albiventer (Boddaert, 1783)

Hoje, vamos falar sobre uma ave que adora ficar perto da água: a andorinha-do-rio. Vocês sabem como ela é? Vamos aprender um pouco mais sobre ela?

A ave também pode ser chamada de andorinha-ribeirinha. Ela tem as costas de cor verde azulada, que brilham muito quando bate o sol. Além disso, tem uma mancha branca na asa, que é mais fácil de ver quando ela está parada. Sua barriga é branca, assim como a cauda, que é em forma de tesoura. O bico e as pernas são pretos. Os machos e as fêmeas são parecidos, com a diferença que as fêmeas têm menos branco na asa. Tem aproximadamente 14 centímetros de comprimento e pesa entre 14 e 17 gramas, ou seja, é muito leve!

A andorinha-do-rio recebe esse nome porque gosta muito de voar sobre rios, lagos e lagoas, onde ela encontra muitos insetos para se alimentar. Também gosta de lugares abertos, com vegetação baixa e de ficar próximo à água. E pode ser vista em áreas urbanas, como parques, praças e jardins. Alimenta-se, principalmente, de insetos que ela captura em pleno voo. Ela voa muito rápido e faz manobras incríveis para pegar os bichinhos. Ela também pode beber água em movimento, tocando a superfície com o bico.

Faz seu ninho em buracos, como em troncos de árvores, paredes, pontes ou barrancos, usando palha, folhas, penas e lama para construir o seu ninho, em forma de tigela. Põe de três a seis ovos, que são brancos e têm pintinhas marrons. Tanto a fêmea, quanto o macho se revezam no ninho para chocá-los. Os filhotes nascem sem penas e com os olhos fechados, após cerca de 15 dias. Os filhotes são alimentados pelos pais, que levam insetos para eles, e saem do ninho depois de uns 20 dias, mas ainda dependem dos pais por mais algum tempo.

Faça sua parte

Apesar de a andorinha-do-rio ser uma ave comum, ela também precisa de cuidados para continuar vivendo perto da gente. Nós podemos ajudá-la, respeitando os seus ninhos, não jogando lixo nos rios e lagos e preservando as árvores e as plantas que servem de abrigo e alimento para ela. Assim, nós podemos continuar admirando essa linda e graciosa ave em nossa cidade.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)