Olha o passarinho
Bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho
Nome popular: Bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho
Nome científico: Myiozetetes similis (Spix, 1825)
Ele é muito parecido com nossos amigos bem-te-vis. Provavelmente, você já deve ter visto ele, achando que era um bem-te-vi.
Observe a foto! Possui o peito e barriga na cor amarelo-vivo. Já, as asas e as costas são marrom-escuras. Assim como o bem-te-vi, ele tem um capuz branco e preto, com uma máscara preta, um pouco mais larga que a do bem-te-vi. Os olhos são claros, as bochechas pálidas e uma mancha vermelha no topo da cabeça (penacho), que, às vezes, fica escondida.
Vive em matas, capoeiras, cerrados, campos e até em cidades arborizadas, desde que tenha água por perto. Alimenta-se, principalmente, de insetos, que captura durante pequenos voos. Ele também pode comer frutas.
Constrói um ninho grande e pendurado, feito de capim, que é colocado em uma forquilha de galho. Às vezes, o ninho fica perto de colmeias ou formigueiros, para proteger os ovos e os filhotes de predadores. O casal põe dois ou três ovos esbranquiçados com pintas marrons, que são chocados por cerca de 15 dias. Os filhotes nascem sem penas e são alimentados pelos pais. Eles saem do ninho depois de cerca de 20 dias.
Faça sua parte
O bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho é uma ave insetívora, consumindo, principalmente, insetos e, assim, pode ser importante no controle desses animais em nossa cidade. Podemos ajudá-lo a permanecer no município, plantando árvores frutíferas no quintal ou em espaços públicos, como praças e parques. Podemos também preservar as matas onde ele vive e ensinar as pessoas que o uso de agrotóxicos pode matar os insetos que ele se alimenta.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)