Cruzeirinho
Xeque-mate! Torneio de Xadrez reúne crianças e adultos em Sorocaba
Torneio teve como objetivo divulgar a modalidade, promover a interação e a socialização de alunos das escolas da cidade
O o xadrez, jogo milenar de raciocínio e estratégia, foi o centro das atenções de um evento no final do mês de outubro em Sorocaba. O Torneio Aberto de Xadrez realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no Parque das Laranjeiras, reuniu 34 participantes, além de familiares que torceram a cada xeque-mate.
Promovido pela Prefeitura, o torneio teve como objetivo divulgar a modalidade, promover a interação e a socialização de alunos das escolas da cidade e da população em geral, além de subsidiar a criação de uma turma permanente de xadrez, com aulas semanais no CEU das Artes.
Participaram da competição 34 pessoas, divididas em duas categorias: adulta (a partir de 17 anos) e infantojuvenil (de até 16 anos). Assim como em um jogo de tabuleiro, a turma foi separada em duplas e quem vencia, passava para a próxima fase.
Na hora da premiação, foram escolhidos os três melhores em cada categoria. O pódio das crianças e adolescentes ficou assim: Lucas dos Santos, que recebeu a medalha de ouro; Arthur Vallota, a de prata; e Samuel Rodrigues, a de bronze. Ainda nesse grupo, a pequena Emanuelly Rosa Barbosa, de apenas nove anos, foi premiada por ser a participante mais jovem.
Já na categoria adulto, Eduardo Pereira ganhou a medalha de ouro; Diego Orosco, a de prata; e Gustavo Pereira, a de bronze. O torneio foi realizado pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) e pela Secretaria de Cultura (Secult).
O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, 969, no Parque das Laranjeiras. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99705-6713.
Como surgiu?
Segundo historiadores, o jogo surgiu no século VI, na Índia, mas com o tempo acabou se espalhando para outras regiões, como a Pérsia e o mundo islâmico. E foi justamente na Pérsia que o xadrez teve suas regras padronizadas e tornou-se, praticamente, o jogo que conhecemos hoje. No século IX, ele chegou na Europa e se tornou muito popular. Foi nesse período, inclusive, que suas peças começaram a adquirir suas formas atuais, como o bispo, a torre e a rainha.
Porém, somente no século XIX, o xadrez se tornou um esporte competitivo. Dessa forma, passou-se a realizar torneios internacionais entre federações e associações na maior parte do mundo. No último século, o jogo se uniu à tecnologia, se desenvolvendo ainda mais.
Portanto, além de descobrir um pouco mais de sua história e saber que é uma atividade divertida, é importante frisarmos que o xadrez desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Por essa razão, é uma ferramenta valiosa para o crescimento e o aprendizado de crianças e jovens. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)
Galeria
Confira a galeria de fotos