Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Quando a arte interage com as crianças

Oficina no Fama Museu, em Itu, inspira os pequenos a criar as suas próprias obras

04 de Novembro de 2023 às 22:01
Thaís Marcolino [email protected]
A artista visual e arte-educadora Silvana Sarti
A artista visual e arte-educadora Silvana Sarti (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Das brincadeiras em casa às aulas de arte na escola, as distintas expressões artísticas estão nos mais diferentes locais para as crianças. Mas se tem um em que a arte tem espaço garantido aqui na nossa região é o Fama Museu, em Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Claro que ele não é o único; porém, o que o diferencia, pelo menos até o final de janeiro, é uma exposição dedicada especialmente para a criançada, a qual fomos conhecer.

Nomeada de “Cores do Interior”, a mostra de Renata Egreja com curadoria de Paula Broghi pode ser visitada às sextas e sábados, a partir das 15h, até o final de janeiro de 2024. “Esse nome se refere a um interior próprio de cada um, o interior da Renata, os sentimentos dela, mas também a questão geográfica do interior onde a gente mora, né”, explicou a artista visual e arte-educadora Silvana Sarti, que nos acompanhou pela exposição.

A artista visual e arte-educadora Silvana Sarti - FÁBIO ROGÉRIO
A artista visual e arte-educadora Silvana Sarti (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Ao entrar no galpão, o público já encontra quadros de tamanhos diferentes com muita cor, frases ligadas ao feminino, uma cortina gigante na cor rosa, e vasos em cerâmica com formatos e cores diferentes. A cada olhar, a cada passo que os visitantes dão, um horizonte de descobertas também se abre -- sobretudo com explicações do que motivou cada obra e o que ela, a primeiro momento, quer passar. Afinal, cada pessoa pode ter uma visão diferente do que está a frente. Isso é arte.

Uma das obras mais comentadas pelos pequenos, segundo Silvana, é “O ilustre”. Com meias esferas montadas de maneira que se pareça um lustre, o fundo dela tem várias cores. “Pras crianças é muito interessante, porque esse apelo visual, gráfico e colorido é uma festa. Elas ficam fascinadas, porque tem várias cores, várias formas, tem essa tinta que escorre”, comentou a educadora.

Obra "O ilustre" é a preferida da garotada - FÁBIO ROGÉRIO
Obra "O ilustre" é a preferida da garotada (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Além de Silvana, o público também pode interagir com outros dois profissionais do museu: Tales de Oliveira e Fabiane Queler. “A gente percebe que as crianças pequenas ficam muito admiradas com essas cores, disperta a curiosidade na hora de tentarem entender o que está acontecendo, já que a obra abstrata tem essa função mesmo, questionar”, disse o jovem.

“Achei a exposição muito linda e adorei que os quadros. Eram bastante coloridos. O que mais gostei é um que parece um cacho de uva e um que parece a Nossa Senhora. Também gostei dos vasos coloridos e diferentes.”, opinou a pequenina modelo mirim, Kiara Cipulo, de apenas cinco anos.

No centro do galpão estão instaladas algumas almofadas que até podem parecer um espaço de descanso, mas, na verdade, elas também fazem parte da exposição. Com duas filhas, a Renata aproveitou o espaço ‘fofinho’ para relatar algumas frases comuns acerca da maternidade. Como toda a exposição, os “travesseiros gigantes” também são coloridos.

Tema dos trabalhos é o interior próprio de cada um -- e também a região onde moramos - FÁBIO ROGÉRIO
Tema dos trabalhos é o interior próprio de cada um -- e também a região onde moramos (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Quem aproveitou o espaço foi o Pedro Henrique Nascimento. “A instalação com as almofadas foi muito divertida, amei os quadros e a oficina com outras crianças também. A gente aprende brincando”, destacou o modelo-mirim de 10 anos.

Oficinas

Depois de tanto pensar, analisar e usufruir do que a arte tem de melhor, os responsáveis pensaram em como encerrar a experiência de uma forma diferente. Foi aí que surgiram as oficinas, nas quais as crianças e adolescentes são estimulados a desenhar suas próprias obras.

As oficinas são feitas no lado de fora do galpão da mostra, trazendo ainda mais incentivo para aflorar a criatividade. Isso porque as crianças, adolescentes e seus familiares são levados para o jardim, onde há esculturas e árvores grandes, criando um espaço ainda mais aconchegante, com a carinha do interior que conhecemos.

Para organizar a galera toda e abordar a oficina da melhor forma, a turminha é dividida por idades. De 4 a 10 anos, a ação explora a diversidade e as formas de expressão artística. Papel crepom multicolorido, barbante e cola se transformam em pétalas de flores, borboletas e outros elementos da natureza. Para pré-adolescentes e adolescentes de 11 a 16 anos, a ideia é inspirar uma produção coletiva. Para isso, um grande “corredor” de papel craft e giz de lousa colorido.

Ana Livia e Pedro Nascimento adoraram o espaço "fofinho" - CORTESIA / LUCIANA NASCIMENTO
Ana Livia e Pedro Nascimento adoraram o espaço "fofinho" (crédito: CORTESIA / LUCIANA NASCIMENTO)

A atriz-mirim Ana Livia Nascimento, de oito anos, se inspirou para fazer coisas que fazem parte do cotidiano. “Adorei as cores, os glitters dos quadros e isso me inspirou, na oficina, a criar um cacho de uva e sua caminha para ela dormir”, disse.

“Estimula a criatividade das crianças, é uma forma de empoderá-las, de entenderem que tem um saber de que trazem conhecimento pra gente e ajuda até na questão da vergonha. Muitas chegam envergonhadas, mas se soltam com o decorrer da exposição e oficina. A abertura que damos a elas permitem que elas criem o senso crítico e a sensibilidade”, finalizada Fabiane Louise Queler, integrante do setor educativo do Fama Museu.

Apesar de focarmos em uma única exposição, o Fama Museu tem um espaço gigante dedicado à cultura em suas distintas aplicações. Vale a pena o passeio. O endereço é: rua Padre Bartolomeu Tadei, nº 9, no Bairro Alto, em Itu. Para mais informações acesse famamuseu.org.br ou ligue para (11) 4022-4828. (Thaís Marcolino)

Oficina Artística Cores do Interior, de Renata Egreja
Aberta às sextas e sábados, a partir das 15h, até 31/01/24
Fama Museu -- Rua Padre Bartolomeu Tadei, nº 9, Bairro Alto, Itu (SP)
Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Galeria

Confira a galeria de fotos