Olha o passarinho
Arapaçu-grande
Nome popular: Arapaçu-grande
Nome científico: Dendrocolaptes platyrostris (Spix, 1825)
Ele adora escalar árvores! Muitas pessoas o confundem com um pica-pau, em função desse comportamento, mas ele pertence à família dos dendrocolaptídeos e não é parente do pica-pau. Está curioso? Então, vamos conhecer um pouco mais sobre o arapaçu-grande?
O arapaçu-grande tem a cabeça preta, com estrias brancas, o peito e a barriga são da cor creme, com listras curtas pretas e brancas, e a garganta é esbranquiçada. Apresenta uma sobrancelha. As costas e a cauda são marrons ocre e o bico é preto, relativamente longo e levemente curvado. Sua cauda possui pequenos ganchos nas pontas das penas, que o ajudam a se locomover nos troncos das árvores, usando eles como apoio. Mede entre 25 e 27 centímetros de comprimento.
Ele usa o bico para abrir fendas na madeira e tirar larvas de insetos de lá, além de pequenos insetos, como formigas, aranhas e escorpiões. Ele pode comer, ainda, pequenas pererecas, filhotes de sapinhos (que são chamados de girinos), que vivem em folhas de bromélias e lagartixas. Habita em florestas, cerrados e buritizais. Pode participar de bandos mistos com outras aves.
Faz o ninho em árvores mortas ou já velhas, podendo usar os ocos feitos por pica-pau. Põe entre dois e três ovos brancos, que são chocados por ambos os pais, por cerca de 15 dias. Os filhotes saem do ninho depois de uns 20 dias e continuam sendo alimentados pelos pais por mais algum tempo.
Faça sua parte
O arapaçu-grande depende de ocos em árvores para fazer seu ninho e sobreviver. Por isso, podemos ajudá-lo a permanecer em nossa cidade, preservando as florestas onde ele vive e ensinando as pessoas que não se deve cortar árvores mortas e velhas, sem analisar tecnicamente a necessidade e os riscos, antes. Dessa forma, essa espécie pode fazer seus ninhos e encontrar seu alimento.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)