Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Caneleiro-de-chapéu-preto

28 de Outubro de 2023 às 22:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Esse pássaro discreto vive nas copas das aves e constrói um ninho grande, com fibras vegetais
Esse pássaro discreto vive nas copas das aves e constrói um ninho grande, com fibras vegetais (Crédito: EVANDRO CÉSAR E ALEXANDRE FRANCHIN/COAVES)

Nome popular: Caneleiro-de-chapéu-preto
Nome científico: Pachyramphus validus (Lichtenstein, 1823)

É um pássaro bem discreto e vive nas copas das árvores. Vamos conhecer um pouco mais sobre o caneleiro-de-chapéu-preto?

Observe a foto! O macho tem a cabeça preta (boné), que cobre até os olhos, as costas cinza e a barriga e o peito (ventre) na cor creme. Já a fêmea tem a cabeça cinza e o corpo marrom. Eles medem cerca de 13,5 centímetros.

Vive em mata ciliar, cerradão, mata seca, capoeira e plantações de café, eucalipto e pinus. Também pode ocorrer em parques e praças da cidade. Ele gosta de ficar na copa das árvores ou em poleiros expostos. Alimenta-se, principalmente, de insetos, mas também gosta de comer frutos pequenos, como amoras e pitangas.

Constrói um ninho grande (lembrando o do bem-te-vi) e pendente, feito de fibras vegetais, com a entrada na parte lateral. O macho ajuda na construção do ninho, mas só a fêmea choca os ovos, que podem ser de cores diferentes: verde-oliva, pardo-claro ou cinza com manchas escuras. Os filhotes levam em torno de 18 dias para nascer. Eles nascem sem penas e são alimentados pelo casal, demorando cerca de 20 dias para sair do ninho. Depois disso, eles ainda ficam com os pais por mais algum tempo, até aprenderem a se virar sozinhos.

Faça sua parte

O caneleiro-de-chapéu-preto é uma ave que precisa de cuidados para sobreviver. Ele se alimenta de insetos e frutos na mata e, por isso, é importante preservar as florestas onde ele vive e evitar o uso de agrotóxicos, que podem contaminar seus alimentos. Podemos ajudar o caneleiro a ter uma vida tranquila em nossa cidade, plantando árvores frutíferas em nosso quintal ou, ainda, ajudando os programas de plantio da Prefeitura de Sorocaba em espaços públicos, como praças e parques.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)