Eu já li
Onde vou morar?
Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão
Segundo dados da Organização das Nações Unidas, de toda a população de refugiados do mundo, 40% são crianças. Refugiados são pessoas forçadas a deixar o lugar onde vivem para escapar de guerras.
Desentendimentos religiosos, interesses políticos ou econômicos, disputas territoriais, rivalidades étnicas... não importa a motivação, numa guerra o precedente é sempre a ignorância. Não há motivo justo para a violência, porque só o combate a violência pode ser considerado um motivo justo. Se uma conflito em grandes proporções por si só já é lamentável, imagine considerar que milhares de crianças inocentes são afetadas com tudo isso?
Rosemary McCartney era embaixadora e representante do Canadá junto as Nações Unidas quando reuniu nesse livro fotos emocionantes e belíssimas que retratam jovens e crianças refugiadas. São registros de países como Ruanda, Hungria, Grécia, Iraque e Jordânia, entre outros.
“Onde vou morar? A vida de uma criança refugiada” foi publicado em 2017 e os direitos de sua venda são doados para crianças refugiadas ao redor do mundo, além de ajudar a outras crianças que nunca passaram por essa situação a compreendê-la e se colocar no lugar de quem não tem um lar.
Rosemary McCartney escreveu outros dois importantes livros: “Todo dia é dia de Malala” e “A caminho da escola”, também publicados pela editora Melhoramentos.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil