Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Uma onça-parda no Centro de Itu

21 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Amy, uma fêmea de aproximadamente dois anos e 25 quilos, foi sedada e solta
Amy, uma fêmea de aproximadamente dois anos e 25 quilos, foi sedada e solta (Crédito: CORTESIA / KLEBER OLIVEIRA PRUDÊNCIO / JORNAL DE ITU)

Uma onça-parda foi resgatada na manhã da última segunda-feira (16) após ser localizada no jardim externo da Praça Duque de Caxias, no Centro de Itu. Populares, assustados, acionaram o Corpo de Bombeiros. A ação foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da cidade e pela ONG Núcleo da Floresta, um centro de reabilitação que recebe animais silvestres de toda a região.

A fêmea de aproximadamente dois anos e 25 quilos foi sedada e removida do local. Ela recebeu o nome de Amy. Em seguida, passou por avaliação e, como não apresentou nenhum problema de saúde ou ferimento, foi solta em área de mata no município, com a supervisão da equipe envolvida no resgate.

A onça-parda (Puma concolor) é o segundo maior felino das Américas. Graças a sua alta capacidade de adaptação, ocorre em diversos biomas de norte a sul do continente, podendo viver tanto em florestas densas quanto em arredores de áreas urbanas, como parece ser o caso de Amy.

A onça-parda não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas já foi extinta em algumas localidades da América do Norte e Central e do Sul. As principais causas são a caça, seja por esporte ou retaliação por ataques ao gado, fragmentação e destruição do habitat. (Da Redação)