Olha o passarinho
Saracura-sanã
Nome popular: Saracura-sanã
Nome científico: Pardirallus nigricans (Vieillot, 1819)
Hoje vamos aprender sobre uma ave muito legal, que vive nos brejos e beiras de lago aqui em Sorocaba: a saracura-sanã.
Observe a foto! A saracura-sanã tem o dorso marrom-oliváceo, a garganta branca e o ventre cinza. O seu bico é verde e os seus olhos, vermelhos, acredita? Já, as suas pernas são avermelhadas, o que se destacam. Ela não tem diferença entre o macho e a fêmea (sem dimorfismo sexual), ou seja, eles são iguais. Possui cerca de 30 centímetros de altura.
Habita lugares com presença de água e sempre com vegetação, como brejos, taboais, campos alagados (campos hidromórficos) e até em campos de arroz, ou seja, regiões tipicamente pantanosas.
Alimenta-se de pequenos animais, como anfíbios, insetos e larvas, que encontra nos brejos e nas beiras dos lagos. Ela também come brotos e capins, que são plantas que crescem nesses ambientes. Costuma sair para procurar comida no começo da manhã e no final da tarde, quando é comum ouvir seu canto.
Faz um ninho de gramíneas trançadas no chão, perto da água. Põe dois ou três ovos, que têm uma cor entre o creme-rosado e o branco, com pequenas pintas marrons. Os pais se revezam para chocar os ovos, que levam cerca de 20 dias para nascer. Os filhotes nascem cobertos de penugem preta e já saem do ninho logo depois. Eles ficam com os pais por mais alguns dias, até aprenderem a se alimentar e a se defender sozinhos.
Faça sua parte
A saracura-sanã ajuda a controlar as populações de insetos que podem transmitir doenças ou prejudicar as plantações, mas, infelizmente, está ameaçada pela destruição do seu habitat. Muitas áreas alagadas estão sendo drenadas ou poluídas pelo ser humano, o que reduz o espaço e os recursos para essa ave viver. Por isso, nós devemos fazer a nossa parte para proteger essa espécie tão especial, como, por exemplo, não jogando lixo nos rios e lagos. Desta forma, ajudamos a garantir que a saracura-sanã continue encantando os nossos olhos e os nossos ouvidos com sua beleza e seu canto.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)