Olha o passarinho
Garça-moura
Nome popular: Garça-moura
Nome científico: Penelope superciliaris (Temminck, 1815)
Ela é a maior garça do Brasil, acredita? Vamos conhecer um pouco mais sobre a garça-moura?
Observe a foto! Ela possui cerca de 1,25 metro de altura. Tem uma espécie de máscara igual a do Zorro, que emenda com um capuz da mesma cor, negro, com um topete de penas. O pescoço é branco, com uma listra preta na frente. O corpo e as asas são cinzas, com algumas partes pretas na barriga e nas asas. O bico é amarelo e as pernas são pretas. Possui a face nua e azulada, como se tivesse feito maquiagem.
Vive perto de rios, lagos, mangues e outros lugares com água. Alimenta-se, principalmente, de peixes, mas também pode incluir na sua dieta sapos, caranguejos, moluscos e pequenos répteis, que ela captura com o bico mergulhando na água. Ela consegue pegar presas que estão em lugares mais fundos, que outras garças não alcançam. Tem o costume de ficar sozinha, na beira da água, esperando a hora certa de atacar, fincando o bico como um arpão em sua presa para depois engoli-la.
Faz seu ninho raso, geralmente em colônias com outras garças, feito de galhos, em cima das árvores mais altas. Põe de três a quatro ovos, que são chocados pelo casal. Os filhotes nascem depois de, aproximadamente, 30 dias e saem do ninho com cerca de 60 dias.
Faça sua parte
A garça-moura é uma ave muito importante para o equilíbrio da natureza, pois ela ajuda a controlar a população de outros animais. Por isso, precisamos cuidar bem dela e do seu ambiente, respeitando as leis de proteção e nunca jogando lixo nos rios e lagos.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)