Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

‘Cruzeirinho’ ajuda alunos das escolas a aprender brincando

Crianças da EMEIEF Professor Gilberto Santos, em Votorantim, fizeram o próprio jornalzinho inspirado no nosso suplemento

23 de Setembro de 2023 às 23:01
Thaís Marcolino [email protected]
.
. (Crédito: Thaís Marcolino)

O Cruzeirinho traz, semanalmente, vários assuntos que muitos leitores adoram. Como as colunas sobre a natureza, as dicas de cinema e games, o passatempo e os diversos temas abordados nas reportagens produzidas. Com tanta variedade, professores de Sorocaba e região aproveitam o suplemento para ampliar os conteúdos estudados em sala de aula.

Uma das escolas é a EMEIEF Professor Gilberto Santos, localizada no Parque Jataí, em Votorantim. Na ocasião, os estudantes do 4º e 5º ano produziram um comedouro feito com material reciclável que foram destinados a um parque próximo da unidade escolar. O objetivo teve como base a coluna “Olha o Passarinho”, que mostra curiosidades de várias espécies de aves.

Coluna  - THAÍS MARCOLINO
Coluna (crédito: THAÍS MARCOLINO)

As atividades fazem parte de um projeto encabeçado pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) -- mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico - chamado de “Cruzeirinho na Escola”, na qual os alunos de Votorantim recebem o suplemento e uma professora envolvida na ação desenvolve junto aos estudantes diversas tarefas. Entre elas, a criação de um jornal da turma com tudo que eles veem no suplemento.

Com um uso tão interessante, claro que não poderíamos deixar de conferir, não é mesmo? Quando chegamos na escola, enquanto alguns alunos do 5º A resolviam o passatempo, outros aproveitaram para ler as matérias. Mas logo recebemos os jornais feitos à mão pela turma. Nele, a capa mostrava a foto da galera, o resultado de uma gincana de trava-línguas que fizeram, o trabalho do comedouro, ou seja, um compilado do que os leitores poderiam encontrar nas próximas páginas, da mesma maneira que um jornal original. Com inspiração no Cruzeirinho, eles produziram, em grupos, conteúdos como entrevista com um profissional da escola, o passatempo, dicas de como cuidar do animalzinho de estimação e o “Olha o Passarinho”.

A responsável por orientar os garotos foi a professora Regina Antunes. Ela contou pra gente que, desde que chegou em sala, os alunos demonstraram empolgação. “Falei pra eles que iríamos devorar tudo que o jornalzinho oferece, fazemos uma roda de conversa sobre as notícias e isso cativou o interesse deles no jornal em si. É gostoso de se ver por que se torna uma aula bem interativa”, comentou.

O tema dos passarinhos cativa os estudantes Igor, Felipe e Miguel - THAÍS MARCOLINO
O tema dos passarinhos cativa os estudantes Igor, Felipe e Miguel (crédito: THAÍS MARCOLINO)

O Igor Pasquale Braga, de 10 anos, que diga. Ao conversar com ele descobrimos que o suplemento ajudou o estudante a ler mais. “Antes não era chegado nisso, mas agora gosto de pegar os jornais e os livros e ler. O do Cruzeirinho eu sou apaixonado por várias, mas os pássaros são meus favoritos”, disse. E foi o tema passarinho que inspirou não só ele, mas também seus colegas Felipe Rodrigues e Miguel Martins para produzirem a página deles.

Outro grupo responsável por uma das páginas foi o da Rafaelle Poli, Kezia Cavaleiro, Ana Clara Oliveira e Caio Pasquale Braga. Mas a porta-voz foi a Kezia, de 11 anos. Os amigos fizeram uma sessão de dicas de como cuidar dos animais de estimação. “Fiquei muito animada com a chance de fazer o próprio jornal. Optamos por falar das dicas e usamos os nossos próprios conhecimentos. Nos esforçamos muito e como escrevi o texto junto da Ana Clara, acabei aprendendo mais sobre o português e adorei”, explicou.

Rafaelle, Kezia, Ana Clara e Caio ensinaram a cuidar dos animais  - THAÍS MARCOLINO
Rafaelle, Kezia, Ana Clara e Caio ensinaram a cuidar dos animais (crédito: THAÍS MARCOLINO)

“Eles interagem bastante por que se tornou um projeto bastante cativante. Agora eles vão fazer o de empreendedorismo e serão um pouco atores, tenho certeza que será muito legal”, complementou a professora. Para as atividades na escola do Parque Jataí, a Regina tem o auxilio da estudante de pedagogia Pollyana Maria Rodrigues.

Além da EMEIEF Professor Gilberto Santos, o projeto percorre outras três escolas de Votorantim. São elas: EMEF Prof. Mercedes Santucci, no Jardim Novo Mundo, EMEF Walter Rocha Camargo, no bairro Pro Morar e EMEF Izabel Fernandes Pedroso, no Jardim São Lucas.

Você sabe o que é uma ‘roda de jornal’?

Apesar de o Cruzeirinho ser distribuído diretamente para assinantes de Sorocaba e Votorantim, tem gente da região conferindo as notícias. Fomos procurados pela professora Rosemary Caresia, que dá aula para a galerinha do 4º ano da Escola Municipal Prof. José Tomás Borges, de Tatuí. Ela nos contou que sua turma de 20 alunos adora receber o suplemento.

Alunos da EM Prof. José Tomás Borges, de Tatuí - ACERVO PESSOAL
Alunos da EM Prof. José Tomás Borges, de Tatuí (crédito: ACERVO PESSOAL)

“Eles ficam animados quando recebem. O que eles mais gostam são as colunas, as atividades no final, o trava-línguas, sugestões de games ou filmes”, disse a professora. Mas agora vamos dar voz àqueles que conferem tudo que preparamos semanalmente.

A Helloisa Helena Afonso, de 10 anos, disse em vídeo enviado para nós que seu suplemento favorito é o Cruzeirinho. “Amo bastante”, comentou a estudante. Quanta honra! Assim como ela, o João Miguel Camargo de Andrade, de nove anos, reiterou o gosto pelo jornal e a iniciativa da Rosemary. “As rodas de jornal são muito legais”, falou o garoto.

São através dessas rodas de jornal, que ocorrem a cada quinze dias que a professora ensina o tema aos alunos. “Exploramos tudo possível, sempre que levo exemplares novos eles amam os conteúdos que vem”, explicou. “Esse contato que eles tem é muito importante pra que tenham um melhor vocabulário, informação como um todo, o jornal é um material que oferece uma visão mais ampla do espaço e do tempo em que eles estão inseridos. É muito bom”, finalizou a professora. (Thaís Marcolino)

Galeria

Confira a galeria de fotos