Olha o passarinho
Maitaca-verde
Nome popular: Maitaca-verde
Nome científico: Pionus maximiliani (Kuhl, 1820)
Você já viu uma maitaca-verde? Ela é uma ave da família dos papagaios e pode ser encontrada em nossa cidade. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?
Observe a foto! A maitaca-verde possui o corpo todo verde, com penas roxas na cabeça e uma espécie de colar na garganta. Na base da cauda, por baixo, podemos observar uma região toda avermelhada. Assim como os papagaios, ela possui a cauda retangular. Seu bico é amarelo com uma mancha anegrada na parte de cima. Pode medir entre 25 e 29 centímetros de comprimento.
Gosta de comer frutas e sementes e, às vezes, visita plantações de arroz para se alimentar. Ela vive em florestas úmidas, capoeiras e cerrados, sempre associada à vegetação florestal.
Faz seu ninho em buracos (ocos) em troncos de árvores, rochas ou barrancos. Ela usa suas penas e serragem de madeira para forrar o ninho e deixá-lo mais confortável. Põe de três a cinco ovos brancos, que a fêmea choca por 26 dias, enquanto o macho traz comida para ela. Os filhotes nascem sem penas e com os olhos fechados, e ficam no ninho por cerca de dois meses, até aprenderem a voar.
Faça sua parte
Além de sofrer com a perda de seu habitat, por desmatamento, por exemplo, a maitaca-verde também é vítima do comércio ilegal de animais silvestres. Elas são capturadas para serem vendidas como pets. Por isso, devemos sempre respeitar e proteger a maitaca-verde e seu ambiente natural, para que ela possa continuar alegrando nossas florestas, com sua voz e beleza.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)