Olha o passarinho
Suiriri
Nome popular: Suiriri ou siriri
Nome científico: Tyrannus melancholicus (Vigors, 1825)
O suiriri é uma ave da família dos tiranídeos, que são pássaros que se alimentam, principalmente, de insetos. Ele também é conhecido por outros nomes, como bem-te-vi-cabeça-de-estaca e bem-te-vi-coroa. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?
Possui na cabeça um “capuz” cinza, o dorso marrom-oliváceo, a garganta e o peito na cor cinza-claro e a barriga amarela. As asas são pretas com duas faixas brancas e a cauda é preta com as pontas das penas brancas. Possui uma discreta máscara anegrada na face. Já, o bico é preto e os olhos são castanhos.
Uma característica curiosa do suiriri é que ele tem as penas do alto da cabeça vermelhas, mas elas só podem ser vistas quando ele eriça o topete em situações de disputa ou defesa. Ele pode ter a garganta esbranquiçada, o que pode dificultar distinguir entre ele e o suiriri-de-garganta-branca, por isso é importante olhar o peito, que no suiriri é cinza-claro e, na outra espécie, é amarelo-vivo. Tem cerca de 20 centímetros.
O suiriri vive em diversos tipos de habitats, como bordas de florestas, campos, cerrados, caatingas, plantações e até mesmo em áreas urbanas. Ele gosta de ficar em poleiros expostos, como galhos altos, fios ou cercas, de onde ele observa o ambiente e captura seu alimento.
Alimenta-se, principalmente, de insetos voadores, como moscas, abelhas, vespas, borboletas e gafanhotos. Ele também pode comer frutos pequenos e até mesmo pequenos vertebrados, como lagartixas e rãs. Ele costuma capturar suas presas em voo, partindo de um poleiro e retornando, geralmente, para o mesmo lugar.
Constrói um ninho em forma de cesta rasa, utilizando fibras vegetais e teias de aranha. O ninho é feito pelo casal e fica apoiado em dois ou mais galhos divergentes de uma árvore ou arbusto. A fêmea põe de dois a três ovos brancos com pintinhas de cor vinho e os choca por cerca de 15 dias. O macho ajuda a alimentar os filhotes, que saem do ninho depois de 18 dias. Os pais continuam cuidando dos filhotes por mais algumas semanas até eles se tornarem independentes.
Faça sua parte
Assim como todos os seres vivos, o suiriri é uma ave muito importante para o equilíbrio da natureza. Ele nos ajuda a controlar a proliferação de insetos indesejados para as plantações ou transmissores de doenças. Ele também ajuda na dispersão de sementes de frutos que ele come, contribuindo para a regeneração das florestas. O suiriri não está ameaçado de extinção e pode ser encontrado mesmo nas cidades, mas ele pode sofrer com a perda ou a fragmentação de seu habitat natural, em função de desmatamento, queimadas e da expansão urbana. Por isso, é importante preservarmos as áreas verdes onde ele vive e respeitarmos sua vida na natureza.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)