Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

As aventuras de Bibo

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

02 de Setembro de 2023 às 22:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Toda vez que eu vejo o coelho Bibo, me lembro do quanto seus traços deixaram Ziraldo impressionado. Numa entrevista que o grande cartunista fez a Silvana Rando em 2014, ele exibe, entusiasmado, os desenhos da autora e diz: “Eu estou há 60 anos tentando desenhar um coelhinho e você desenha o coelhinho que eu queria desenhar de ‘prima’. Olha que bela solução para o coelho (...). Essa simplicidade que você conseguiu, é a busca de todo ilustrador.” E ele tem toda a razão.

Bibo é um personagem criado para crianças bem pequenas. Suas histórias singelas e despretensiosas ganham fãs na primeira oportunidade, as crianças enxergam nelas o lado extraordinário do seu próprio cotidiano.

São dois livros: “Bibo no sítio” (uma nova edição caprichada, com cenas inéditas) e “Bibo na escola”.

No sítio moram a vovó e o vovô e, lá, Bibo encontra vários animais: cavalo, porco e galinhas; vai passear pelo pomar, colhe verduras fresquinhas na horta e tudo de mais gostoso que há para se fazer no campo.

Já na escola, o dia é agitado, começa com desenho e cantoria, tem brincadeira no tanque de areia, lanchinho e até soneca.

As crianças se afeiçoam a Bibo já nas primeiras páginas, acham graça do seu nome e se identificam com cada uma das ilustrações. Os detalhes nos desenhos chamam atenção dos pequenos; é preciso virar as páginas com calma, para dar tempo de observar tudo: as ovelhas no morro lá atrás, a minhoquinha no canteiro de tomates, os bolinhos de areia, o papel amassado embaixo da mesa. Essas minúcias encantam o leitor, já que através delas é possível revelar tantas outras histórias.

“Bibo no sítio” e “Bibo na escola” são lançamentos da Brinque Book.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil