Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Mergulhão-caçador

19 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Essa ave fofinha vive em lagos e represas de nossa cidade
Essa ave fofinha vive em lagos e represas de nossa cidade (Crédito: JOÃO VICTOR PENA / COAVES)

Nome popular: Mergulhão-caçador
Nome científico: Podilymbus podiceps (Linnaeus, 1758)

O mergulhão-caçador é uma ave pequena e fofinha, que vive em lagos e represas de nossa cidade.

Possui o corpo cinza-escuro, com a face e a garganta esbranquiçadas e a testa (fronte) anegrada. As costas são escuras e a barriga branca. O bico é claro e grosso, com uma faixa negra no meio, que aparece na época reprodutiva. Já, o pescoço é curto e escuro. Ele não tem os pés unidos por uma membrana, como os patos, mas sim com lóbulos nas laterais dos dedos, que ajudam a nadar. Os pés estão bem atrás do corpo. Possui de 30 a 38 centímetros.

Alimenta-se de peixes pequenos, cobras aquáticas, crustáceos e anfíbios. É um excelente mergulhador, que pode ficar mais de 40 segundos debaixo d’água. Tem as retinas densas em seus olhos, que ajudam a localizar suas presas debaixo d’água. Ele também aproveita as garças para pegar os peixes que elas espantam, mas pode sofrer roubos de presas por outras espécies. Ele mata os peixes batendo-os na superfície da água para facilitar a alimentação dos filhotes.

O mergulhão-caçador também possui um comportamento bem diferente e interessante: come suas próprias penas e alimenta seus filhotes com suas penas para ajudar na digestão. Acredita-se que isso evita ferimentos causados por pequenos ossos de suas presas, como peixes e crustáceos.

Habita lagos e lagoas com vegetação aquática flutuante. Gosta de lugares tranquilos e limpos, onde ele possa se esconder entre as plantas. Ele é muito tímido e arisco, e foge quando alguém se aproxima. Quando se sente em perigo, prefere mergulhar do que voar para escapar. Quando alertados, os filhotes de mergulhão sobem nas costas de seus pais.

Sua reprodução ocorre entre setembro e dezembro. O casal executa um ritual nupcial, no qual macho e fêmea entrelaçam os bicos, nadam lado a lado e movimentam a cabeça para cima e para baixo. Faz o ninho entre a vegetação aquática, usando galhos, folhas, capim e algas. O ninho fica quase na altura da água e, às vezes, até forma uma plataforma flutuante. Põe de três a dez ovos brancos, que são chocados pelos pais por cerca de 20 dias. Os filhotes nascem cobertos de penugem preta e branca e logo saem do ninho para nadar com os pais. São alimentados no bico até aprenderem a caçar sozinhos.

Faça sua parte

O mergulhão-caçador é uma ave muito importante para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Ele ajuda a controlar as populações de peixes e outros animais aquáticos, além de indicar a qualidade da água, pois só vive em lugares limpos e saudáveis. Infelizmente, o mergulhão-caçador está ameaçado pela destruição do seu habitat, poluição das águas, pesca predatória e pela introdução de espécies exóticas que competem com ele por alimento e espaço. Por isso, nós devemos continuar cuidando dos nossos rios, lagos e lagoas, não jogando lixo, respeitando as leis de pesca e protegendo as nossas áreas naturais.

Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Clube Infantil de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves Kids)