É o bicho
Baleias-francas seguem ameaçadas de extinção
As gigantes baleias-francas no sul do Brasil continuam na categoria “ameaçadas de extinção”. A situação é delicada. A população está se recuperando, mas muito lentamente. Mesmo com todo o esforço das pessoas conscientes em defesa dos animais marinhos, as consequências da poluição dos oceanos podem ser fatais.
Uma das hipóteses é que a poluição diminui a oferta de alimentos, com isso, animais marinhos como as baleias-francas, e outros, tem se reproduzido mais lentamente do que deveriam. Atualmente, a baleia-franca-austral é classificada como “ameaçada de extinção” na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas do Brasil.
Todo 31 de julho é comemorado o “Dia da Baleia-Franca”. As conhecidas “gigantes catarinenses” têm esse apelido popular porque muitas delas nascem no Estado. São mamíferos marinhos da ordem Cetacea, e até hoje foram registrados apenas grupos de no máximo 12 indivíduos.
As datas comemorativas ajudam a trazer o assunto à tona. De fato, muito é preciso fazer para melhorar a vida em geral no Planeta. A consciência ambiental é coletiva, mas as ações começam e dependem de cada indivíduo. Todos podemos ajudar, reciclando o lixo, denunciado o despejo de esgoto nos rios e praias, entre outras atitudes em prol do meio ambiente.
O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM / R3 Animal) executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no trecho 03, na ilha de Santa Catarina. (Da Redação)