Cruzeirinho
Uma aventura sobre as capivaras
HQ produzida por alunos de Sorocaba aborda o universo desse roedor tão conhecido e querido por nós
As “Aventuras de Joaquim”. É assim que Clara Paim, Nataly Cristina e Stephanie Fakri, três alunas de 11 anos do 6º ano da Escola Municipal Getúlio Vargas, de Sorocaba, nomearam a história em quadrinhos que criaram sobre uma capivara no período paleolítico indo para o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, para encontrar sua família. A escolha para esse lugar rico em história sobre o nosso País e a abordagem sobre o roedor tão típico e muito visto pela nossa região deu-se, também, pela curiosidade.
Sentimento esse que nós também tivemos. Em junho, a Clara nos mandou um e-mail contando sobre o trabalho escolar e não tinha como a gente não se interessar, né? Primeiro por envolver criação artística, pesquisa histórica e escrita. E, segundo, por contar sobre as capivaras, que são bichos tão “comuns” pra gente. Sendo assim, claro que entraríamos em contato pra saber mais.
Na história criada pelas estudantes, a mãe do Joaquim morre e, como ele está em perigo, foge para sobreviver. No caminho, a capivara encontra um parceiro - o Caldinho - e, ao longo da viagem para o Nordeste, acabam virando amigas. Ao chegarem no destino, Joaquim e Caldinho passam a viver com seus irmãos de espécie, criando assim, novas histórias naquele lugar.
“Era um trabalho sobre pré-história, mas a questão da personagem principal ser uma capivara é por conta de Sorocaba ter capivaras. Esse ponto nos ajudou muito a entender e saber mais do animal”, explicou a estudante Clara Paim.
A aluna não está errada. Em Sorocaba, Votorantim, por exemplo, é comum aparecer as capivaras, sobretudo nas proximidades de rios e lagos. É que aqui temos o Rio Sorocaba, que “corta” algumas cidades. Volta e meia esses animais viram até notícia - algumas engraçadas -- e não duvidamos que você já tenha visto alguma delas na internet.
Voltando à HQ, para reproduzirem todas as “cenas”, não somente elas, mas toda a classe, teve que colocar em jogo as habilidades artísticas. Mas para que tudo ficasse pronto, não foi de um dia para outro. “Levamos uns cinco, seis dias pra fazer. Adorei o resultado, foi muito legal fazer esse trabalho, ainda mais com minhas melhores amigas”, analisou Stephanie Fakri.
Durante o período, todos os alunos do 6º ano da escola, localizada na Vila Santa Terezinha, contaram com apoio e ensinamentos dos professores Bruno Cremonez, Victor Pastore e Fernanda Fontes, de artes, história e língua portuguesa, respectivamente. A proposta de unir essas três disciplinas em um único trabalho foi feita pela primeira vez, e o resultado final foi além do esperado. “Para nós é gratificante ver o envolvimento dos estudantes e perceber que conseguiram materializar o aprendizado de várias semanas de aula naquele produto final. É o que nos dá motivação para arriscar e estar sempre buscando novas propostas. Dá sentido ao nosso próprio trabalho cotidiano na escola”, comenta o professor de história, Victor.
Quem participou da elaboração do projeto também aprovou a proposta. “Achei super legal, incentiva ao alunos a lerem livros, desenharem e a treinar a escrita. É muito bom para aprender de uma forma diferente e divertida. Tenho certeza que isso vai ficar na minha memória pra sempre”, disse Nataly Cristina.
Além dos trabalhos das meninas, outros títulos como “O estreito de Bering”, “A evolução dos seres humanos”, “A invenção do fogo”, “Incrível descoberta de Niede Guidon”, “Surgimento da humanidade e evolução dos Seres Humanos”, “Evolução Humana”, “Nossa marca na história” e “Tecnologia” foram produzidos. (Thaís Marcolino)
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