Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Espetáculo teatral resgata as riquezas brasileiras

22 de Julho de 2023 às 22:01
Vanessa Ferranti [email protected]
"Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Guará" foi encenado na Biblioteca Municipal (Crédito: VANESSA FERRANTI (14/7/2023))

Dezenas de famílias se divertiram ao assistir ao espetáculo “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Guará” apresentado na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba, no último dia 14. Com um enredo diferente do tradicional, a peça resgata as riquezas do País ao dar palco a elementos brasileiros.

O cenário se passa no Cerrado -- o segundo maior bioma da América do Sul e também do Brasil. Ao visitar a vovó, Chapeuzinho desvia-se da floresta e vai apreciar os animais e plantas dessa vegetação. Lá, ela encontra o lobo-guará, que, a pedido de Anhangá (o espírito do mal), deve substituir o lobo mau.

Os atores Nicole Concessa, Luiz Ramos e Rian Paulino - VANESSA FERRANTI (14/7/2023)
Os atores Nicole Concessa, Luiz Ramos e Rian Paulino (crédito: VANESSA FERRANTI (14/7/2023))

Porém, o animal não consegue fazer grandes maldades e muda toda a história. De acordo com o elenco, a ideia da peça é aproximar as crianças, de forma lúdica, da fauna e flora brasileira.

“Pegamos uma história que já existia que é a história de Chapeuzinho Vermelho e introduzimos com o contexto que eles convivem aqui do Brasil, com os animais que eles têm aqui por perto. Esse enredo fala muito de onde a gente vive e quais animais nos cercam e porque devemos preservar e valorizar o que é nosso”, explicou Rian Paulino, ator que interpreta o Lobo-Guará.

As irmãs Beatriz e Heloisa Armelin, de 9 e 10 anos  - VANESSA FERRANTI (14/7/2023)
As irmãs Beatriz e Heloisa Armelin, de 9 e 10 anos (crédito: VANESSA FERRANTI (14/7/2023))

Enredo esse que agradou e tirou boas risadas de quem estava no local. As irmãs Beatriz Avila Armelin, de 9 anos, e Heloisa Avila Armelin, de 10 anos, adoraram a peça. “Foi muito bonita e eu também achei engraçada. A melhor parte foi quando ele (o Anhangá) estava ensinando o lobo”, disse Beatriz. “Eu achei mais engraçado do que a história de verdade, foi muito legal”, completou Heloisa.

Artur Santos, de 4 anos - VANESSA FERRANTI (14/7/2023)
Artur Santos, de 4 anos (crédito: VANESSA FERRANTI (14/7/2023))

Os pequenos Artur da Silva Santos, de 4 anos, e Nathan Cavalcante Marques Silva, de 6 anos, também se divertiram com os personagens do espetáculo. “Eu achei legal e gostei da Chapeuzinho Vermelho”, contou Artur. “Gostei de todos os personagens e achei a história diferente. Na outra história não tinha o Mago (Anhangá)”, disse Nathan.

Nathan Silva, de 6 anos - VANESSA FERRANTI (14/7/2023)
Nathan Silva, de 6 anos (crédito: VANESSA FERRANTI (14/7/2023))

Encenada pela Arte Tulipa Companhia de Atuação, a peça integrou a programação diferenciada da Biblioteca Municipal, que acontece sempre às sextas-feiras. Mais informações sobre o projeto da Secretaria de Cultura (Secult) podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955. (Vanessa Ferranti)

Galeria

Confira a galeria de fotos