Olha o passarinho
Andorinha-de-sobre-branco
Nome popular: Andorinha-de-sobre-branco
Nome científico: Tachycineta leucorrhoa (Vieillot, 1817)
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essa singela andorinha: a andorinha-de-sobre-branco. Ela é pequena (pode atingir em torno de 15 centímetros) e vive sobrevoando áreas de pastagens e plantações agrícolas.
Observe a foto! Possui o corpo azul nas costas, cabeça e base das asas. A garganta e o corpo por baixo (barriga e peito) são branco-alvos. A cauda é azul com branco na base por cima, região conhecida como “sobre”. Entre o bico e os olhos tem uma região chamada de loro, que nessa espécie é da cor branca. Já, as asas são negras na ponta.
Vive em áreas abertas, inclusive às margens de rios e sobrevoando corpos d’água, como lagos e represas, mas também podem ser vistas em beiras de matas.
Alimenta-se, basicamente, de insetos alados, como moscas, formigas, besouros, borboletas, libélulas, cupins e abelhas.
Faz seu ninho em buracos em troncos, cercas, barrancos e encostas, forrado com capim, folhas e penas. Pode usar ninho abandonado de joão-de-barro. Põe de quatro a sete ovos brancos, que são chocados pelo casal. Os filhotes levam aproximadamente 15 dias para nascer.
Faça sua parte: As andorinhas-de-sobre-branco são insetívoras, ou seja, alimentam-se de insetos. O uso de pesticidas em plantações agrícolas pode diminuir a oferta de alimento para essa espécie, além de contaminar o nosso alimento, dependendo do produto usado no controle de insetos. Vamos ajudar a conscientizar as pessoas que não se devem usar esses produtos em plantios sem controle, autorização e monitoramento de uso. Assim, contribuiremos para a sobrevivência e permanência dessa espécie.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)