Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Maitaca-verde

08 de Julho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
São pássaros com cerca de 30 centímetros de comprimento que vive em matas, caatinga, capoeira e cerrado
São pássaros com cerca de 30 centímetros de comprimento que vive em matas, caatinga, capoeira e cerrado (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIN / COAVES)

Nome popular: Maitaca-verde
Nome científico: Pionus maximiliani (Kuhl, 1820)

A maitaca-verde é da mesma família que os papagaios e até podemos achar que se trata de um papagaio quando olhamos de longe. Vamos então “olhar mais de perto” e aprender como diferenciar ela de um papagaio-verdadeiro?

Observe a foto! Seu corpo é verde, mais escuro nas costas e mais amarelado por baixo (barriga e peito). Sua cabeça é cinza azulada na testa e possui um colar (como se fosse um babador, já que não emenda na nuca) de cor roxa azulada. Seu bico é amarelado, mas, às vezes, pode apresentar manchas negras na parte de cima (maxila) do bico. As penas que cobrem todo o corpo dela têm um formato de leque virado para baixo. As asas são verdes e a cauda é reta (lembra do papagaio), verde-azulada, mas com a base por baixo vermelha. Mede cerca de 30 centímetros de comprimento.

Gosta de viver em locais com vegetação, como matas, caatinga, capoeira e cerrado, e se alimenta de frutos e sementes.

Faz seu ninho em buracos de troncos, rochas ou barrancos. Forra o ninho com penas (da fêmea) e também usa serragem que produz, raspando o bico em casca de árvores. Põe de três a cinco ovos de cor branca.

Faça sua parte: Assim como seus primos papagaios, a maitaca-verde gosta de viver em locais que tenham árvores. Por isso, se plantarmos mais árvores em nossa cidade e ensinar as pessoas que não se deve desmatar as florestas, ajudamos a maitaca-verde a permanecer na região de Sorocaba.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)