Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Festas juninas mantêm a tradição e animam o inverno

Comemorações acontecem em várias partes da cidade e o Politécnico não ficou de fora

01 de Julho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O recinto da festa, que foi solidária e aconteceu no Lar Escola Monteiro Lobato, ficou lotado
O recinto da festa, que foi solidária e aconteceu no Lar Escola Monteiro Lobato, ficou lotado (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O mês de junho acabou, mas as festas típicas dessa época, não. Ainda tem muita “festança” em julho. Brincadeiras, comidas típicas e música de quadrilha são algumas das atrações e, junto com os adultos, a fogueira, não pode faltar, não é mesmo?

Nesses meses são várias as reuniões familiares, entre amigos e também as festas maiores, realizadas pelas cidades como Votorantim e Sorocaba. As escolas não ficam de fora, muitas delas organizam festas juninas para aproximar a comunidade. Com muitas guloseimas e diversão, é comum também haver apresentação de dança dos alunos. É muito legal.

As crianças do Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), se divertiram bastante no último sábado (24) e mantiveram viva a tradição da festa junina! Com muitas fitas coloridas, pintinhas no rosto e danças contagiantes, o evento tomou conta do espaço de eventos do Lar Escola Monteiro Lobato. E sabe o que é mais legal? Mais de 6 mil pessoas estiveram presentes para comemorar e ajudar duas entidades beneficentes!

Brinquedos montados do lado externo garantiram ainda mais diversão - FÁBIO ROGÉRIO
Brinquedos montados do lado externo garantiram ainda mais diversão (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O tema escolhido para a festa foi “O som não pode parar”, e as crianças mergulharam no mundo dos instrumentos musicais enquanto se divertiam. Durante todo o evento, foram realizadas 32 apresentações de dança, desde os pequeninos da educação infantil até a quadrilha do ensino médio. Foi um verdadeiro espetáculo!

Além de toda a diversão, essa festa teve um propósito muito nobre: arrecadar fundos para ajudar a Associação dos Fissurados Labiais Palatais (Afissore) e o Projeto Renovar. Cada família que participou do evento fez sua parte doando um litro de óleo, leite ou achocolatado. Assim, todos puderam se divertir e ainda ajudar a quem precisa. É maravilhoso ver como um gesto solidário pode fazer a diferença!

A festa junina do Poli foi um verdadeiro sucesso. A música animada, as danças e a energia contagiante fizeram desse arraiá uma experiência inesquecível. Afinal, festa junina é sinônimo de alegria, diversão e, agora, também de solidariedade.

Marcos Vinicius dançou e comeu na festa - FÁBIO ROGÉRIO
Marcos Vinicius dançou e comeu na festa (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Um dos pequenos que adorou a festa foi o Marcos Vinicius da Silva Amaral, de 8 anos. Ele se divertiu muito, comeu bastante pipoca e dançou ao som dos hits juninos. “O que eu mais gostei foi da dança. Aprendi fácil e foi muito legal”, disse ele. Marcos estava acompanhado de seu pai, Adriano Barros Amaral, que ficou encantado ao ver a alegria estampada no rosto de seu filho.

Iris caprichou no figurino para apresentação - FÁBIO ROGÉRIO
Iris caprichou no figurino para apresentação (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

A Iris Domingues, de 8 anos, também se divertiu no arraiá, com um look caprichado. Ao lado de sua mãe, Michele Virgílio, ela disse que a barraca de pesca foi o que mais chamou sua atenção. “Achei a festa maravilhosa e adorei o palco onde dancei. Pesquei um brinquedinho na barraca, ganhei uma mola. Também comi espetinho de morango com chocolate”, contou.

E você, sabe por que as festas juninas são realizadas? Nelas são comemorados os dias de três santos populares: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

Biblioteca também é lugar de festança

A quadrilha é a dança mais típica das festas juninas no Brasil - FÁBIO ROGÉRIO
A quadrilha é a dança mais típica das festas juninas no Brasil (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

E tem mais festa junina, viu?! Além das escolas prepararem as apresentações com seus alunos, a celebração também acontece em outros espaços, como nas bibliotecas. No final de junho, a criançada e suas famílias aproveitaram, e muito, tudo que foi preparado para eles nas bibliotecas de Sorocaba.

Theo mandou bem no boliche - FÁBIO ROGÉRIO
Theo mandou bem no boliche (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Na última segunda-feira, dia 26, por exemplo, na Biblioteca Jorge Guilherme Senger, no Alto da Boa Vista, tinha muita música e brincadeira típica do São João, como bola na lata, boca do palhaço, jogo da argola, pescaria, boliche, acerte o burro, entre outros. Quem amou essa parte foi o Theo Hendrik Puetz. “Adorei brincar de boliche, acertei tudo, também joguei a bola na lata, achei legal. Gosto ‘muitão’ de vir aqui pra ler o ‘Capitão Cueca’ e brincar”, contou o pequeno de sete anos.

Enrico se divertiu no jogo bola na lata - FÁBIO ROGÉRIO
Enrico se divertiu no jogo bola na lata (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Quem acompanhou o Theo foi seu amigo Enrico Ferreira Guarisi, também de sete anos. Ele gosta de brincar bastante e de usar seu chapéu de cowboy na época de festa junina. As comidinhas também são lembradas pelo garoto. “Adoro pipoca e milho. É tudo tão gostoso. Mas também gosto bastante de dançar na festa junina”, comentou.

Paloma, concentrada, na pescaria - FÁBIO ROGÉRIO
Paloma, concentrada, na pescaria (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Alguém falou em dança? Eita, que agora a Paloma Oliveira Pires começou a balançar o corpo! A estudante de oito anos falou pra gente que adora dançar e a quadrilha é uma de suas partes favoritas da festa. “É muito legal porque tem a música, a roupa que a gente usa, mas também aproveito muito as brincadeiras. Adoro festa junina”, expressou a pequena. Ela foi curtir a programação junina da biblioteca acompanhada de sua mãe, com a irmã Paolla e o amigo Vinicius.

Bandeirinhas e balões pendurados são parte da decoração - FÁBIO ROGÉRIO
Bandeirinhas e balões pendurados são parte da decoração (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Assim como na Biblioteca Municipal no Alto da Boa Vista, a Infantil, localizada no Centro de Sorocaba, também preparou atividades juninas no finalzinho de junho. Temos certeza que foi incrível. E olha só, agora estamos no mês de julho e quem disse que a festança tem que acabar? Ao longo desse mês ainda teremos muitas oportunidades de comer milho, paçoca, brincar e se divertir muito, então, aproveita! (Wilma Antunes e Thaís Marcolino)

Galeria

Confira a galeria de fotos