Cruzeirinho
Alunos de escola de Sorocaba aprendem a fazer entrevistas
Diferente de uma conversa do dia a dia, a entrevista tem como característica a descoberta e a apuração de informações sobre os mais diferentes assuntos. E é através dela que semanalmente a gente traz os temas para vocês. Mas tem mais gente se aventurando no mundo do jornalismo.
Como parte da grade de estudo da língua portuguesa nas escolas estaduais de São Paulo, uma professora decidiu ir além. Ela propôs aos alunos que entrevistassem um profissional da escola para que depois esse conteúdo virasse um podcast e, assim, todos pudessem conhecer um pouco mais daquela pessoa ou da área em que atua.
A ideia foi da professora Eliane Xavier, que ensina português aos alunos do 8º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Isabel Lopes Monteiro, no bairro Lopes de Oliveira, zona norte de Sorocaba. Ela contou ter solicitado, de cada grupo, que elaborasse 10 questões para o entrevistado responder. O horário e o dia da realização da entrevista deveriam ser decididos antecipadamente, como acontece na marcação de uma pauta jornalística.
Muitos ficaram empolgados e já trataram de buscar os profissionais que tinham curiosidade de saber um pouco mais. Um desses alunos é o Everton Roberto de Andrade Junior, de 13 anos, que escolheu entrevistar seu professor de arte, o Osvaldo Rodrigues Junior.
“É a primeira vez que faço algo assim e eu escolhi o Osvaldo porque eu sempre acho os desenhos dele bonitos e tinha curiosidade em saber mais deles. E sim, também me ajudou com a língua portuguesa, principalmente sobre os adjetivos”, explicou o garoto.
Para seu professor, despertar o interesse do aluno para as outras formas de aprendizagem é muito bom. Ele disse que não poderia ter amado mais a entrevista. “Amei, achei muito bom mesmo todos os questionamentos, a curiosidade que ele tinha sobre os desenhos. A troca entre professor e aluno só melhorou depois disso”, analisou. Não só o Everton e o Osvaldo, mas todos os outros profissionais (entrevistados) e estudantes (entrevistadores) gostaram muito da experiência.
Como previsto, todas as entrevistas se transformaram em um podcast. “Fizemos a socialização de todos com os áudios gravados e foi um misto de emoções porque para alguns ouvir a própria voz soava um pouco estranho, mas para outros já foi uma descoberta de seus potenciais. Superou demais a expectativa de todos, inclusive a minha”, contou Eliane.
Para terminar, foi montado um painel com a foto e entrevista transcrita de cada aluno para que todos pudessem ver o quanto a atividade foi legal. “Acredito que esse conhecimento os alunos sempre lembrarão e guardarão com carinho”, finaliza a professora. (Thaís Marcolino)
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