Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Picapauzinho-de-coleira

06 de Maio de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Seu nome se deve a uma espécie de coleira marrom ao redor do seu pescoço
Seu nome se deve a uma espécie de coleira marrom ao redor do seu pescoço (Crédito: MÁRCIA CAMPOS/COAVES)

Nome popular: Picapauzinho-de-coleira
Nome científico: Picumnus temminckii (Lafresnaye, 1845)

Olha só que gracinha esse picapauzinho. O nome dele é picapauzinho-de-coleira, porque ele possui essa espécie de coleira marrom ao redor do pescoço. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

O picapauzinho-de-coleira possui as asas de cor castanha, a barriga com listras pretas e brancas (barrado), o topo da cabeça preto com pequenas pintinhas brancas e um topete vermelho (a fêmea não tem). Mede em torno de 10 centímetros. Está entre os menores pica-paus do mundo, não é incrível? Seu bico é bem pontudo e muito resistente, sendo uma adaptação para bicar fortemente a árvore em busca de larvas de insetos. Junto ao bico, possui um crânio muito resistente para suportar o impacto da batida na madeira. Não só o crânio, mas os músculos do pescoço também são muito resistentes. Seus pés possuem quatro dedos, sendo dois virados para frente e dois para trás, formando uma garra extremamente especializada para se agarrar e escalar os troncos das árvores.

Alimenta-se de insetos, principalmente as larvas que captura nos ocos das árvores. Ocorre em áreas abertas e beira de matas, podendo ser encontrado em quintais, praças e parques na cidade de Sorocaba.

Constroem seus ninhos em árvores mortas ou em decomposição. O casal, quando encontra um local ideal, faz um buraco na madeira onde será feita a postura dos ovos. A entrada do ninho é exatamente do tamanho das aves, sendo quase que impenetrável por outras aves e predadores. A fêmea é encarregada de chocar os ovos e o macho leva alimento para ela, enquanto isso. O casal realiza o cuidado e a alimentação dos filhotes juntos.

Faça sua parte

O picapauzinho-de-coleira pode nos ajudar no controle de eventuais pragas, já que se alimenta de insetos. Para fazermos a nossa parte, devemos preservar as florestas e o ambiente que esses animais vivem. Cuidar e plantar mais árvores em nossa cidade são formas de também cuidar dessa linda espécie, uma vez que eles vivem e se alimentam nelas.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)