Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Bichos do ‘Quinzinho’ passam por check-up

06 de Maio de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Intuito foi verificar as condições gerais dos animais, de forma preventiva, e todos demonstraram ótimas condições de saúde
Intuito foi verificar as condições gerais dos animais, de forma preventiva, e todos demonstraram ótimas condições de saúde (Crédito: DIVULGAÇÃO/SEMA)

Um gato-maracajá (Leopardus wiedii), duas onças-pardas (Puma concolor) e um macaco-prego-de-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos), que habitam o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, passaram por check-up de rotina no final do mês passado. O intuito foi verificar as condições gerais dos animais, de forma preventiva, e todos demonstram ótimas condições de saúde.

Os animais foram submetidos a exames clínicos gerais, incluindo avaliação oftalmológica e pesagem. Os profissionais do Zoo também coletaram amostras de sangue para exames laboratoriais e realizaram exames de imagem (ultrassom e raio-x).

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a medicina preventiva é priorizada pelo Quinzinho de modo a garantir que quaisquer alterações sejam percebidas de forma precoce, contribuindo para aumentar as chances de sucesso dos tratamentos que se façam necessários. Além disso, aliando-se os resultados dos exames clínicos e laboratoriais com o aspecto corpóreo geral, podem ser efetuadas alterações nas dietas, tanto em relação à quantidade, quanto em relação aos itens oferecidos.

Durante o manejo para os procedimentos veterinários, também foi feita a coleta de medula óssea dos animais para um dos projetos de pesquisa científica que está em andamento no Zoo. A análise é de fundamental importância para aumentar o conhecimento refinado desse material biológico de diferentes espécies e tem como intuito avançar na precisão de diagnósticos na medicina de animais silvestres.