Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Mamãe vai para a Antártida

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

06 de Maio de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

A Antártida é o continente mais frio, mais seco, com a maior altitude, com os ventos mais fortes e com a temperatura mais baixa do planeta. Fica ao redor do pólo sul e por esse motivo está completamente coberto de geleiras, camadas e mais camadas de gelo sobrepostas que levaram milhares de anos se formando.

Ou seja, estamos falando praticamente de um deserto polar, em que poucas pessoas se arriscam a visitar. Como se fosse o topo do mundo (e, de certa forma, é), observar o derretimento do gelo da Antártida nos dá a justa medida do quanto o aquecimento global tem aumentado de forma preocupante. Mas é claro, há gente muito corajosa capaz de chegar até lá, especialmente se forem mulheres, e mais corajosas ainda se forem mães!

Desde 2016 há uma expedição à Antártida chamada Homeward Bound. A ideia surgiu na Austrália e seu objetivo é fazer dez viagens, em dez anos, com um total de 1000 mulheres envolvidas. De astrofísicas a oceanógrafas, mulheres que se dedicam às políticas públicas ambientais com a finalidade de fomentar a colaboração global em torno das mudanças climáticas.

Em 2019, na quarta edição do encontro, junto com outras 99 mulheres cientistas, Anna Cabré viajou ao local para investigar a emergência climática e incentivar mudanças que possam frear o acelerado degelo.

Anna transformou as suas impressões dessa expedição num livro “com a esperança de despertar, nas crianças e em todas as pessoas a curiosidade pela Antártida e para nos animarmos a construir, juntos, um mundo melhor”
“Mamãe vai para a Antártida” é uma publicação da Editora Boitatá, cheia de curiosidades imperdíveis sobre esse remoto continente.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil