Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

O sonho realizado de um menino muito especial

Gabriel Lunardelli, de oito anos, mostra que nem a paralisia cerebral é obstáculo para a paixão de uma criança

29 de Abril de 2023 às 22:15
Thaís Marcolino [email protected]
Até a saída de um jogo do Cruzeirão foi dada pelo estudante, o que o deixou muito feliz
Até a saída de um jogo do Cruzeirão foi dada pelo estudante, o que o deixou muito feliz (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (20/4/2023))

Uma partida válida pela quarta semana do 64º Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2023, no último dia 20 de abril, ficará para sempre na memória do pequeno Gabriel Casas Lunardelli. Apaixonado por esportes, e principalmente pelas modalidades que envolvem bola no pé, ele teve a chance de entrar em quadra com os jogadores, dar o pontapé inicial no jogo entre AMB Bom di Bola e Real Oeterer de Iperó, tirar fotos com os árbitros e conhecer o vestiário.

A oportunidade, sempre que lembrada, é motivo de bons sentimentos e sorrisos para toda família. Diagnosticado com neucomalacia periventricular (também conhecida como paralisia cerebral) ao nascer, o estudante de oito anos foi incentivado desde muito pequeno a assistir aos jogos varzeanos - aqueles que mobilizam e são realizados, geralmente, no próprio bairro no final de semana - em Sorocaba, além de criar gosto, com o passar dos anos, pelos campeonatos futebolísticos do Brasil e do mundo.

O menino também é fã do jogo Fifa Soccer - THAÍS MARCOLINO (24/4/2023)
O menino também é fã do jogo Fifa Soccer (crédito: THAÍS MARCOLINO (24/4/2023))

Ao perceber o interesse, a família o colocou numa escolinha de futebol adaptado. Porém, com alguns problemas, as aulas tiveram que terminar. Mas isso não mudou em nada o amor do Gabriel pelo esporte. Seus pais deram a ele um vídeogame e ali surgiu uma nova paixão: pelo jogo Fifa Soccer (hábito esse que persiste até hoje), aumentando o conhecimento de jogadores do mundo inteiro, como o português Cristiano Ronaldo, o francês Mbappé, o argentino Lionel Messi e, claro, o brasileiro e Rei Pelé. Fora o game, Gabriel, que é palmeirense, também tem algumas camisas de times do Estado de São Paulo e do Atlético-MG, tamanho o amor pelo esporte. Percebendo o quanto o filho realmente ama futebol, Juliane Casas pensou em levá-lo para assistir a um jogo do São Bento, no CIC, durante o Campeonato Paulista, o que acabou não dando certo por causa da rotina. Gabriel ficou um pouco chateado, claro, porque percebeu que seu sonho demoraria um pouquinho mais para acontecer. Até que uma matéria do jornal Cruzeiro do Sul mudou essa história. Juliane ficou sabendo que o Cruzeirão ia começar e não pensou duas vezes em propor a ida ao Ginásio Municipal Dr. Gualberto Moreira. O pequeno amou a ideia.

Na semana seguinte, Gabriel assistiu presencialmente, pela primeira vez, a um jogo de futsal -- junto da mãe e do irmão Gustavo. Ele ficou em êxtase e até a mão ficou suada, tamanho o nervoso misturado com a alegria de ter a chance de estar lá. No momento em que um dos jogadores veio falar com a família na arquibancada, o estudante estendia as mãos para ver se alguém batia nela. E não é que isso também aconteceu?

Nos outros jogos, a situação se repetiu, até que, enquanto saíam do Ginásio, um dos atletas perguntou se Gabriel queria conhecer o vestiário. A inesperada “visita” deu certo, deixando o estudante muito feliz, até porque ele foi aplaudido por todos. No outro dia, a mãe perguntou se ele poderia entrar com um dos times e para a alegria de todos, a resposta foi “sim”. Mas não foi só isso, Gabriel teve a chance de ficar no centro da quadra, dar o primeiro chute na bola e não poupou cliques ao tirar muitas fotos. Como em outras pequenas conquistas, o estudante não poupou olhares cheios de entusiasmo e felicidade.

Garoto entrou na quadra do Ginásio Municipal de Esportes com os atletas e conheceu os árbitros - FÁBIO ROGÉRIO (20/4/2023)
Garoto entrou na quadra do Ginásio Municipal de Esportes com os atletas e conheceu os árbitros (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (20/4/2023))

Para a mãe dele, incentivar essa paixão e proporcionar esses momentos é de imensa satisfação. “Não é fácil, mas me esforço ao máximo para dar isso ao Gabriel e ao irmão dele, o Gustavo. Fico muito emocionada, porque ele é obrigado a fazer várias coisas e isso não, é algo ligado ao prazer e como mãe eu fico muito feliz ao saber que ele está feliz”, analisa a nutricionista Juliane Casas.

Seu irmão, Gustavo, não gosta muito de esportes, mas faz questão de estar junto. “Eu gosto mais de teatro, museu, mas eu sei que ele gosta, então eu vou também”, contou o irmão gêmeo do Gabriel.

Próximos passos

A intenção da família é de proporcionar mais idas aos campeonatos e inseri-lo ainda mais no esporte, já que é o que realmente ama. Por isso, está em contato com a equipe de futebol adaptado para sua condição. “Ele fala que vai ganhar dinheiro e quer ser igual os ídolos dele. O que depender de mim quero ver ele feliz e realizando seus sonhos”, finaliza a mãe dos meninos.

E você sabia que o pequeno Gabriel, além de ser fã do Cristiano Ronaldo e do Neymar, divide com eles a mesma data de nascimento? 5 de fevereiro. Isso que é coincidência (ou não?).

Esporte é inclusão também para as crianças

Garoto entrou na quadra do Ginásio Municipal de Esportes com os atletas e conheceu os árbitros - FÁBIO ROGÉRIO (20/4/2023)
Garoto entrou na quadra do Ginásio Municipal de Esportes com os atletas e conheceu os árbitros (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (20/4/2023))

O esporte é muito legal e oferece muitas oportunidades de desenvolvimento para as pessoas. E para quem tem algum tipo de deficiência, o que parecia ser impossível, se torna cada vez mais acessível por causa de iniciativas que ajudam nessa missão. Em Sorocaba, algumas modalidades nesse sentido são: futebol de amputados, vôlei sentado, atletismo e natação.

A Associação Sorocaba de Amputados (Asfa) mantém equipes de futebol de amputados e de vôlei sentado, com apoio do Esporte Clube São Bento e da empresa Adimax (Magnus). Para saber mais, acesse: www.asfamputados.org.br/.

A Associação Criança Feliz (ACF) é a responsável pelo atletismo para crianças e adolescentes com idades entre 10 a 17 anos e adultos acima dos 18 anos com deficiência física, intelectual ou visual. As modalidades são: corrida, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo, corrida com cadeira de rodas, entre outras. Os treinos são às terças, quintas e sábados, no Centro Esportivo da Vila Gabriel. Para outras informações: (15) 3224-4860 ou WhatsApp (15) 99828-1511.

Seas/Sesi é a equipe responsável pela natação ACD em Sorocaba - DIVULGAÇÃO
Seas/Sesi é a equipe responsável pela natação ACD em Sorocaba (crédito: DIVULGAÇÃO)

A Seas/Sesi, responsável pela natação ACD, treina atletas com idades a partir de 13 anos com deficiências físicas, visuais ou intelectuais. As atividades ocorrem semanalmente na piscina do Sesi Sorocaba. Mais informações estão disponíveis no site www.seas.org.br/, pelo telefone (11) 97033-9162 ou no e-mail [email protected]. (Thaís Marcolino)

Galeria

Confira a galeria de fotos