Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Curtas-metragens levam a garotada ao cinema

29 de Abril de 2023 às 22:15
Thaís Marcolino [email protected]
Foram exibidos, no último dia 19, 10 títulos infantis e infantojuvenis
Foram exibidos, no último dia 19, 10 títulos infantis e infantojuvenis (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Você já assistiu a um curta-metragem, ou melhor, sabe o que é um? Ele nada mais é do que um filme, porém com duração bem menor do que estamos acostumados, cerca de uns 15 minutos. Apesar do tempo “curto”, eles têm como objetivo trazer assuntos relevantes do dia a dia, além de mostrar o trabalho cinematográfico de muitos artistas e produtores.

Sendo assim, Sorocaba recebeu pela segunda vez a Mostra Livre de Cinema (MLC) no último dia 19, em um shopping localizado na região central da cidade. Foram apresentados, no total, dez filmes nas categorias Infantil (classificação livre) e Infantojuvenil (a partir de 12 anos).

Entre os títulos exibidos foram: “Super-Heróis: Comedores de Sonhos”, “Sonhos da Isah: O Livro Mágico”, “Ewé de Òsányìn: O segredo das folhas” e “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”. Já na mostra Infantojuvenil o público pôde conferir as seguintes produções: “A Menina e o Mar”, “The Birds of Jade Rock”, “Café Salvador”, “Conforme” e “Se flopar nunca postei”.

Melissa, Henry e Nicole tiveram primeiro contato com a "telona"  - THAÍS MARCOLINO (19/4/2023)
Melissa, Henry e Nicole tiveram primeiro contato com a "telona" (crédito: THAÍS MARCOLINO (19/4/2023))

Quem acompanhou a sessão dos filmes infantis foram as irmãs Melissa e Nicole Mattos, de 2 e 5 anos, respectivamente, com a companhia do primo Henry Mattos, de 5 anos. Os desenhos foram tão legais que eles não souberam dizer qual gostaram mais. Porém, além de terem visto um curta-metragem, a experiência ficará na memória das crianças por um motivo ainda mais especial: a primeira vez dentro de uma sala de cinema. “É escuro e a tela é bem grandona, gostei muitão”, contou Nicole.

O pai das meninas, o engenheiro Heitor Mattos, soube da mostra pelo jornal e a considerou uma ótima porta de entrada para a cultura. “Eles adoraram, são temas importantes e em alguns filmes teve até identificação em alguns personagens. Ficaram alegres por terem vindo pela primeira vez também. É uma ótima iniciativa isso aqui”, analisou.

A MLC é realizada em Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e, em Sorocaba, teve parceria da Secretaria de Cultura (Secult).

Mostra Livre de Cinema

A MLC é um festival internacional, mas que no Estado de São Paulo tem atuação em 20 cidades diferentes; entre elas, em Sorocaba. As exibições sempre acontecem durante todo o mês de abril. São várias categorias e, por isso, pessoas de várias idades podem conferir.

Fazem parte da mostra os filmes realizados por mulheres, negros e com temática para a população negra, com acessibilidade, áudio-descrição e legenda descritiva, temática infantil e infanto-juvenil, e curta-metragens voltados para adultos.

“Para mim é uma grande honra poder disponibilizar esses filmes para a população, que muitas vezes não tem o conhecimento da produção deles. A minha expectativa é sempre alta, ainda mais sabendo que podemos aumentar o acesso à cultura e ao audiovisual”, explica o produtor da Mostra Livre de Cinema, Felipe Nunes. (Thaís Marcolino)

Galeria

Confira a galeria de fotos