Eu já li
O encantamento dos contos iorubá
Os iorubás foram um dos maiores grupos étnicos do continente africano, com mais de 30 milhões de pessoas. No século 15, eles formavam um poderoso império, cujos domínios se espalharam pela África. Por alcançarem tantos lugares, sua mitologia se propagou pelo continente e, mais tarde, chegou ao resto do mundo. As histórias da mitologia iorubá eram transmitidas oralmente e, por isso, tal qual os chamados contos de fadas, há muitas variações.
A autora desse livro carrega a ancestralidade da realeza africana na pele e na alma e ninguém melhor que ela para contar e recontar essas histórias. Kiusam de Oliveira é doutora em educação, bailarina e escritora, mas é, sobretudo, uma embaixadora da identidade afro-brasileira.
Em “Omo-Oba” você encontrará aventuras, dramas e peripécias de princesas e príncipes africanos, onde as personagens enfrentam guerras, desvendam mistérios e assim aprendem sobre si próprias e sobre o mundo que as rodeia. Cada conto nos aproxima dessa rica cultura, e empodera meninos e meninas, potencializando as virtudes da realeza africana, a verdadeira ascendência da população negra do nosso País.
As ilustrações de Ayodê França são um deslumbre aos olhos. Cada detalhe encanta. A publicação é da Companhia das Letrinhas.