Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Onça-pintada ‘viaja’ do Pará a São Paulo para conhecer pretendente ™

22 de Abril de 2023 às 21:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Esta caixa contém uma onça: transporte foi feito em voo da Gol
Esta caixa contém uma onça: transporte foi feito em voo da Gol (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A onça-pintada (Panthera onca) Rudá, um macho nascido no BioParque Vale Amazônia em fevereiro de 2022, viajou de Parauapebas, no sudeste do Pará, para conhecer a sua “futura namorada” a onça-pintada Clô, no Animália Park, em Cotia, na Grande São Paulo e, assim, ajudar na conservação da espécie ameaçada de extinção. Foram quase 2,3 mil quilômetros de viagem até o encontro, que ainda deve demorar mais alguns dias, já que Rudá vai passar por uma quarentena até que esteja apto a conhecer a fêmea.

O programa de intercâmbio de animas entre bioparques e zoológicos e a reprodução sob cuidados humanos é de extrema importância para promover a conservação da espécie. A iniciativa integra o Programa de Conservação e Manejo ex situ de Espécies Ameaçadas, instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Associação de Aquários e Zoológicos do Brasil (Azab).

Rudá completou um ano de vida em fevereiro deste ano e recebeu todos os cuidados da mãe até o desmame, que aconteceu com seis meses de vida. Desde então, ficou com a mãe e sua irmã, até o dia do embarque aéreo para conhecer a nova pretendente. Clô tem um ano e seis meses e está no Animália Park, em Cotia, desde outubro de 2021, vinda do Refúgio Biológico Bela Vista -- Itaipú Binacional.

Com pelagem amarelo-dourado e pintas pretas distribuídas pela cabeça, pescoço e patas, a onça-pintada, o maior felino das Américas é uma das prioridades da Red List, da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN). (Da Redação)