Olha o passarinho
Sovi
Nome popular: Sovi
Nome científico: Ictinia plumbea (Gmelin, 1788)
Vamos conhecer mais sobre a ave de hoje: o gavião sovi? Observe a foto! Possui a cabeça cinza-claro e seu corpo é cinza-escuro. A ponta de suas asas é laranja-avermelhado, o que facilita a identificação. Seus olhos são vermelho-escuros e seus pés, amarelos. O bico é pequeno e tem a cor cinza-escuro. Mede entre 34 e 37 centímetros.
O sovi, diferentemente da maioria dos rapinantes, gosta de caçar os insetos e comê-los voando, sabia? Pois é! Ele é insetívoro, ou seja, a maior parte de sua dieta é composta por insetos. Alimenta-se também de serpentes e pequenos lagartos, que são caçados no chão, além de de pequenas aves.
Ele mora em bordas de florestas, capoeiras altas, florestas de galeria, bosques e áreas urbanas arborizadas. Vive solitário, em pares ou em bandos, junto de outras espécies de gaviões! As aves que moram na região da América Central, no Pantanal ou, ainda, no Sul e no Sudeste do Brasil migram durante o período do inverno, normalmente em bandos de até 100 indivíduos, para regiões próximas ao Equador. Como viajam longe, não é mesmo?
Seu ninho é pequeno, de galhos esparsos, em árvores altas e expostas. O casal pode reutilizar o mesmo ninho em estações reprodutivas seguidas. Põe de um a dois ovos brancos ou branco-azulados claros e o período de incubação é de 30 a 32 dias. Os pais participam da construção do ninho e da incubação. Durante o período de reprodução, as aves se mostram muito agressivas e territoriais e atacam qualquer intruso que se aproxime do local.
Faça sua parte
Como o sovi é uma ave que prefere morar em florestas e áreas arborizadas, é fundamental preservarmos essas áreas que são a casa deles! Com isso, essa espécie continuará caçando insetos e nos ajudando no controle de eventuais pragas.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)