Olha o passarinho
Balança-rabo-de-máscara
Nome popular: balança-rabo-de-máscara
Nome científico: Polioptila dumicola (Vieillot, 1817)
É um passarinho muito animado, que vive pulando entre os galhos das árvores. Quando ele pousa, sempre ergue sua longa e fina cauda.
O balança-rabo-de-máscara possui a cabeça, costas e asas cinza-azuladas. O lado de cima da cauda e as pontas das asas são negras. O macho possui uma máscara negra que cobre a fronte até os olhos. A garganta, as asas e a parte debaixo da cauda possuem penas brancas. A fêmea apresenta o mesmo padrão do macho, menos a máscara negra. Em vez disso, apresenta o loro (região entre a base do bico e os olhos) e a face esbranquiçados. O bico é negro e fino. As pernas são longas, negras e finas. Essas aves são bem pequenas, com cerca de 12 centímetros de comprimento.
Vivem em áreas abertas e beira de matas. Alimentam-se de insetos adultos e larvas. São muito vocais (cantam o tempo todo) e apresentam um canto bastante melodioso, semelhante a uma risada.
Fazem um ninho pequeno, no formato de uma tigelinha resistente, com líquens presos por fora, com o auxílio de teias de aranha e fixado em um galho de árvore. Podem aproveitar o material de ninhos anteriores para construir seu ninho. Os ovos são brancos com manchinhas marrons e o casal participa da incubação.
Faça sua parte
Como um bom comedor de insetos, o balança-rabo pode nos ajudar no controle de insetos. Vamos cuidar da natureza, plantando árvores em nossa cidade, para que eles sempre tenham lugar para fazer seus ninhos e encontrar alimento, assim, estarão por perto.
Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Clube Infantil de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves Kids)