Eu já li
Uma outra chapeuzinho
Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão
São tantas as interpretações para a história da Chapeuzinho Vermelho, tantas analogias e tantos significados escondidos, que raro é ver uma que se aproxime da original. “Loba”, uma narrativa só de imagens, me aproximou da icônica personagem imediatamente. A menina em busca de flores logo ganhou eco em mim.
Uma menina adentra a floresta procurando flores, a fim de presentear a avó em sua visita. A mãe lhe pede atenção, lhe enche de recomendações para que tome cuidado, mas a curiosidade é um poderoso sentimento, especialmente em meninas tão jovens.
Uma flor vermelha, bem no alto, parece irresistível. Em pouco tempo a menina a alcança, em pouco tempo elas se misturam, e a coragem das descobertas logo está na pele, em todos os matizes do vermelho que a marcam.
Nós nos conhecemos melhor quando estamos próximos à natureza. É como um espelho que reflete o que não conseguimos enxergar com facilidade. Essa também é uma história sobre se arriscar para crescer. Costumo sempre dizer que correr riscos pequenos é a melhor forma de evitar grandes riscos.
Uma publicação lindíssima da Pequena Zahar.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil