Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Animais do Quinzinho são 'celebridades' entre visitantes

Hábitos dos animais do Zoo chamam a atenção da criançada, que elege seus preferidos

25 de Fevereiro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O elefante Sandro encanta a todos que passam pelo seu recinto -- como os irmãos Endrius e Pietro
O elefante Sandro encanta a todos que passam pelo seu recinto -- como os irmãos Endrius e Pietro (Crédito: CEZAR RIBEIRO (17/2/2023))

Quando você vai ao zoológico, temos certeza de que o comportamento dos bichos desperta muita curiosidade. Isso porque grande parte deles são animais silvestres e/ou selvagens, ou seja, que não vemos ou convivemos diariamente, e apenas temos conhecimento de que existem por intermédio de livros, aulas na escola, filmes, entre outros. E um zoológico, a depender do tamanho, possui diversas espécies de animais - algumas que nem imaginávamos, né?

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB), de Sorocaba, é um dos mais completos da América Latina e, hoje, tem cerca de 1,2 mil animais de quase 300 espécies diferentes -- sendo 70% da fauna brasileira, e alguns infelizmente ameaçados de extinção. Quantos animais! Mesmo sendo muitos, os olhares acabam ficando mais concentrados para as “celebridades”.

Nossa equipe conversou com o técnico ambiental do Zoo, Fábio Roberto Alonso de Oliveira, que contou que os que mais chamam atenção das crianças, principalmente durante as aulas de educação ambiental, são o elefante Sandro, os hipopótamos Yuri e Yara, a onça-pintada Vitória, a ariranha Princesa e o serpentário, que é a “casinha” das cobras e alguns répteis.

Você percebeu que todos eles têm um nome “humano”, né? Isso acontece com todos os animais do Zoo, segundo Fábio. Olha aí uma curiosidade que talvez você não soubesse.

Yuri e Yara, os hipopótamos, passam grande parte do dia na água - CEZAR RIBEIRO (17/2/2023)
Yuri e Yara, os hipopótamos, passam grande parte do dia na água (crédito: CEZAR RIBEIRO (17/2/2023))

Durante a visita ao espaço, três crianças que não deixaram de passar no recinto do Sandro foram os irmãos Endrius e Pietro Gabriel Costa Mentoni e a Júlia Ferreira Santos. Elas, obviamente, citaram o queridinho há anos, o elefante. Mas é claro que não deixaram de mencionar outras espécies. “O elefante é grande, acho a tromba a parte mais legal porque ele pega a comida e bebe água por ela”, contou o estudante Pietro Gabriel, de nove anos. Ele não tem tanto medo dos animais por eles estarem presos, mas quando foi ao recinto do macaco, que é aberto e fica em uma ilha no lago, sentiu um pequeno receio de que conseguissem pular e avançar.

Calma! Isso não tem risco de acontecer porque a distância segura foi calculada pela equipe, mas ainda sim é importante respeitar a placa que estão em alguns espaços dizendo que é proibido avançar ou chegar mais perto, tá bom?

Voltando aos depoimentos dos pequenos, o Endrius, de 10 anos, já sente mais atração pelas cobras e ama visitar o serpentário. “Elas são bonitas, a pele é diferente. A jiboia é a que mais acho interessante e não fiquei com medo dela não”, explicou.

Júlia Santos, de 12 anos, gosta do tigre e do tamanduá - CEZAR RIBEIRO (17/2/2023)
Júlia Santos, de 12 anos, gosta do tigre e do tamanduá (crédito: CEZAR RIBEIRO (17/2/2023))

Já a Julia, de 12 anos, se interessou pelo tigre por achar lindas as suas listras. Ela contou também contou que adora ir ao zoológico para conhecer de pertinho as diferentes espécies que aprende na escola nas aulas de geografia, como o pássaro tuiuiú. “Realmente fico interessada pelas curiosidade dos animais e adoro ler as plaquinhas em frente aos recintos. O tamanduá mesmo, o focinho dele é maior que uma régua de 30 cm”, disse a estudante, surpresa.

Mundo animal é repleto de curiosidades

Uma das espécies das jiboias mede dois metros e pesa cinco quilos - CEZAR RIBEIRO (17/2/2023)
Uma das espécies das jiboias mede dois metros e pesa cinco quilos (crédito: CEZAR RIBEIRO (17/2/2023))

O técnico ambiental do Zoo, Fábio Roberto Alonso de Oliveira, relatou algumas curiosidades sobre os animais que mais chamam a atenção da criançada. Uma das espécies das jiboias (foto) mede dois metros e pesa quase cinco quilos. Outro ponto característico dela, além de ser um animal rastejante, é a língua. O órgão da boca é o responsável pela percepção do ar, seria como “o gosto do ar”, ficando mais fácil de saber o local da presa e perceber o ambiente no geral. Agora tá explicado o porquê ela coloca a língua para fora a todo momento.

O Sandro é um elefante asiático e está no zoo há muito tempo. Como está com a idade avançada, precisa fazer muita ginástica. Mas como fazer isso? O pessoal que cuida dele tem uma técnica incrível: colocam as comidas que mais gosta espalhadas pelo recinto para ele andar atrás delas. Ou então ele caminha por 15 minutos por dia, no mínimo. O Sandro também é um animal comilão. Três cafés da manhã, dois almoços, café da tarde e janta fazem parte de sua rotina diária.

Yuri e Yara têm 60 e 55 anos, respectivamente. O casal também é comilão, mas não tanto como o Sandro. Sua alimentação é baseada, em grande parte, por capim e compostos. Ao visitá-los, deve ter percebido que eles ficam bastante na água. Isso acontece porque têm a pele sensível e evitam ficar fora d’água nos períodos mais quentes do dia.

A onça-pintada Vitória adora interagir com os visitantes do Quinzinho - CEZAR RIBEIRO (17/2/2023)
A onça-pintada Vitória adora interagir com os visitantes do Quinzinho (crédito: CEZAR RIBEIRO (17/2/2023))

A onça-pintada Vitória adora interagir com os visitantes. É um dos mais favoritas, apesar do cheiro ser forte no recinto. Ela é o maior felino das Américas, são super caçadores e têm garras grandes, correm rápido, olfato e visão ótimas também.

Agora vamos para as águas. A ariranha, que não é foca nem lontra, se chama Princesa e é do Brasil! Na natureza são mais agressivos, predadores e gostam de comer peixe. É uma excelente nadadora, apesar de não ser um peixe, mas sim mamífero, como nós. Como seu habitat é em meio a água, tem uma facilidade maior para respirar ali.

“Aqui eles recebem e fazem exames de rotina diariamente, então eles são bem cuidados e amados por toda equipe, assim como por todos que vem visitar e se encantar no passeio”, reforçou Oliveira. 

Conhecendo os bichos bem de perto

Além de servir como um bom passeio para toda a família, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros também realiza algumas atividades durante o ano que ensinam, com diversas abordagens, a importância de preservar a fauna e flora. Alguns exemplos são as visitas monitoradas, o AnimaZoo (durante as férias escolares) e a exposição no Museu de Zoologia, que conta com mais de 800 peças. Para saber como funciona e participar, acesse o site: www.sorocaba.sp.gov.br/zoologico/atividades/.

O Quinzinho funciona de terça a domingo, inclusive aos feriados, das 9h às 17h. Excepcionalmente, abre às segundas-feiras, sempre que for feriado ou véspera. A bilheteria atende até as 16h. (Thaís Marcolino e Vinicius Camargo)

Galeria

Confira a galeria de fotos