Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Peitica

18 de Fevereiro de 2023 às 21:31
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ela é uma ave migratória, que muda de lugar durante o ano em busca de maior oferta de alimento
Ela é uma ave migratória, que muda de lugar durante o ano em busca de maior oferta de alimento (Crédito: MÁRCIO DE CAMARGO ROSA/COAVES)

Nome popular: Peitica
Nome científico: Empidonomus varius (Vieillot, 1818)

Ele está em nossa região apenas uma época do ano, sabe por quê? Pois é, a peitica é uma ave migratória, ou seja, uma época do ano vive em um lugar e depois se muda para outro, em busca de maior oferta de alimento. Mas isso ocorre todos os anos na mesma época, não é incrível?

Seu corpo tem um tom cinza-claro e o ventre é todo finamente rajado de cinza-escuro. Lembra muito outra ave que já falamos por aqui: o bem-te-vi-rajado, que tem o bico maior e mais “grosso” e o rajado mais espesso. A base da cauda é marrom avermelhada e possui uma sobrancelha cinza-claro, que evidencia uma máscara cinza-escuro, que cobre a fronte e a nuca. Mede cerca de 20 centímetros.

Habita bordas de matas, capoeiras e cerradões, podendo ser encontrada em parques e praças das cidades. Alimenta-se, principalmente, de insetos, mas também gosta de comer pequenas frutas que apanha, quase sempre, pairando no ar. Costuma pegar insetos em voo e retorna, frequentemente, para o mesmo poleiro, que geralmente está localizado em árvores mais altas e evidentes.

Faz seu ninho utilizando grama, gravetos ou fibras vegetais, criando uma tigela rasa, geralmente construído sobre um galho horizontal. Põe de três a quatro ovos de cor creme e a fêmea é responsável por chocá-los. Demora de 14 a 16 dias para o filhote nascer e o casal se reveza para alimentá-lo.

Faça sua parte

Como a peitica alimenta-se, principalmente, de insetos, pode ser uma importante aliada no combate a doenças transmitidas por insetos. Por isso, se cuidarmos bem dos ambientes onde ela vive, ajudarmos na conservação da espécie e ela, ainda, contribui nessa importante tarefa de controle biológico, além de podermos observá-la em nossa cidade, na volta de sua viagem de migração.

Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Clube Infantil de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves Kids)