Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

A grande pequena notável

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

18 de Fevereiro de 2023 às 21:31
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Carmen Miranda nasceu em 1909 em Portugal. Atravessou o oceano com toda sua família para o Brasil, ainda bebê, numa época em que o Rio de Janeiro recebia portugueses aos milhares. Carmen tinha cinco irmãos, e era com eles que passava as tardes na praia da Lapa se divertindo e jogando futebol. Ela também adorava cantar e dançar, e chamava a atenção de todos com o seu talento e desinibição.

Começou a trabalhar aos catorze anos num ateliê de costura, era muito boa em fazer roupas, copiava com perfeição os modelos que gostava. Mais tarde foi trabalhar numa fábrica de chapéus, mas nunca deixou de cantar. Enquanto costurava, soltava a voz.

Um dia sua cantoria foi ouvida pelo violonista Josué de Barros, que além de músico também produzia shows. Ele levou-a a programas de rádio e logo o seu jeito alegre e divertido conquistou o público. Sua primeira música de sucesso foi “Taí”. Os versos diziam: “Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim / Oh, meu bem, não faça assim comigo, não / Você tem, você tem que me dar seu coração...”

Depois disso sua voz passou a ser ouvida em todos os cantos do Brasil, era só ligar o rádio. Carmen era a rainha do carnaval, e muitas de suas músicas tocam até hoje nos bailes e matinês. Tanto sucesso a levou à Broadway, quando o mundo pôde conhecer a pequena notável.

Carmen Miranda fez história! Foi a brasileira mais conhecida do mundo no seu tempo. Nessa biografia publicada pela Pequena Zahar, escrita por Heloísa Seixas e ilustrada por Graça Lima, você conhecerá detalhes dessa vida extraordinária!

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil