Olha o passarinho
Pintassilgo
Nome popular: Pintassilgo
Nome científico: Spinus magellanicus (Vieillot, 1805)
Seu canto é belíssimo, muito variado e até pode imitar o canto de outras aves. É uma das espécies presente na letra da canção “Passaredo”, do compositor Chico Buarque de Holanda, sendo a primeira que o autor faz seu chamado.
O Pintassilgo possui uma máscara negra e manchas amarelas nas asas. Seu corpo, nuca e garganta são amarelos e as costas são amarelas com rajados pretos. São asas negras também têm manchas amarelas. A cauda é rajada de amarelo e preto com uma larga faixa preta na ponta. As fêmeas diferem dos machos por apresentar a cabeça e o lado superior oliváceos. Podem atingir 11 centímetros de comprimento.
Habita matas secundárias, pinhais e cerrados, além de serem encontrados em quintais e plantações. Alimenta-se de sementes, principalmente, de gramíneas, mas também de pequenos frutos secos.
A fêmea faz o ninho em forma de taça ou tigela, usando raízes finas, forrado com penas, geralmente fixados entre 3 e 4 metros de altura, em forquilhas de árvores ou de arbusto. Os ovos são brancos levemente azulados, contendo, às vezes, algumas pintinhas pardas. A fêmea choca os ovos e o macho pode alimentá-la durante este período. Põe, geralmente, entre três e cinco ovos e os filhotes nascem depois de 13 dias.
Faça sua parte
Como dissemos, o pintassilgo possui um canto bem bonito. Para que possamos continuar apreciando seu canto em nossos quintais e jardins, livre na natureza, podemos ajudá-lo, preservando o meio ambiente da nossa cidade.
Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Clube Infantil de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves Kids)