Atividade animal
Começa a programação de férias do Zoológico ‘Quinzinho de Barros’
O objetivo da atividade de educação ambiental é aproveitar essa época de recesso escolar para ensinar as crianças um pouco mais sobre o meio ambiente

Começou no último dia 9 a programação gratuita de férias do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, com a participação de 32 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. O objetivo da atividade de educação ambiental promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) é aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar, principalmente as crianças, um pouco mais sobre o meio ambiente, promover a conexão delas com a natureza e apresentar o importante trabalho realizado pelo zoológico municipal de Sorocaba.
Administrado pela Sema, o Quinzinho de Barros é considerado um zoológicos dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer ao público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoo moderno.
Na visita monitorada, o técnico ambiental Fábio Alonso de Oliveira, da Sema, apresentou às famílias um pouco mais sobre as diferentes espécies de animais que habitam o Zoo, inclusive àquelas ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o macaco-aranha-de-testa-branca, além dos esforços realizados para sua conservação, curiosidades, características e sua importância para a natureza.
Os participantes também puderam conhecer mais sobre a rotina de cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais, além de abordar atitudes simples que cada um pode ter para contribuir com a conservação do meio ambiente.
A professora Priscilla Boff, moradora de Itu, aproveitou as férias escolares e levou o filho, Pablo, de 11 anos, para a visita monitorada no Quinzinho. “Acho muito importante atividades, como essa. A visita monitorada é espetacular, porque conseguimos ter um olhar diferenciado do zoológico, diferente de vir a passeio em um dia normal. Ele está amando, não sai do lado do monitor e quer saber de tudo”, afirmou ela.
As visitas monitoradas aos bastidores do zoo até dia 30, das 10h às 11h30. Todas as 360 vagas já foram preenchidas. O Quinzinho fica na rua Theodoro Kaisel, nº 883, na Vila Hortência, aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. (Da Redação, com Secom Sorocaba)
Galeria
Confira a galeria de fotos