Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Tudo o que você queria saber sobre o Papai Noel

Livro da escritora sorocabana Angeles Paredes Toral revela os segredos do bom velhinho

24 de Dezembro de 2022 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
... ou melhor, Osnival José Búfalo
... ou melhor, Osnival José Búfalo (Crédito: CEZAR RIBEIRO (28/11/2022))

A curiosidade é uma das características mais marcantes das crianças. Elas costumam ter muitas dúvidas e fazer questionamentos sobre tudo para todos a sua volta. Aposto que você já quis saber, por exemplo, como o Papai Noel entra em casas sem chaminé. Também já deve ter se perguntado por que, algumas vezes, o bom velhinho chega aos lugares para entregar presentes de carro, e não de trenó. Além disso, provavelmente, deve querer descobrir como ele faz para adivinhar o seu pedido, caso você não escreva carta. Por sorte, a escritora, pesquisadora e produtora cultural sorocabana Angeles Paredes Toral é amiga do Papai Noel, que lhe revelou alguns desses segredos. Para a felicidade de todos os curiosos, ela foi generosa e os apresentou em um livro.

As histórias estão no conto “Batendo papo com Papai Noel”, lançado por Angeles em 2021. A autora decidiu contar alguns mistérios do bom velhinho para proporcionar a mais pessoas o privilégio de sabê-los. Afinal, informações tão importantes e valiosas, que demoram tanto tempo para serem reveladas, não poderiam ficar guardadas só com ela. “Toda criança gostaria de fica ruma tarde inteira com o Papai Noel, fazendo perguntas, o livro ajuda a matar essa curiosidade, porque as crianças vão ter as respostas para algumas dúvidas”, disse.

A autora obteve as respostas diretamente com o Noel - Divulgação
A autora obteve as respostas diretamente com o Noel (crédito: Divulgação)

Na obra, os irmãos Ângela e Victor, de 6 e 7 anos, têm essa oportunidade. Os dois moram ao lado de uma padaria e, na véspera de Natal, a mãe pede para os filhos buscarem uma encomenda de rosquinhas. No caminho, eles veem uma luz e começam a segui-la. Ela os guia até uma casa, onde, para a surpresa deles, encontram o Papai Noel. Ali, o bom velhinho aguarda a chegada da fadinha médica, para atender a uma de suas renas. O animal se feriu após enroscar uma pata em um fio. Durante o período de espera, Ângela e Victor conversam com ele e lhe fazem as perguntas comuns a todas as crianças.

O Papai Noel amigo de Ângela e encontrado pelos personagens chama-se Osnival José Búfalo. Ah, e este é mais um segredo: assim como todo nós, ele tem nome. Osnival sentiu-se uma verdadeira celebridade por ter participado de um livro. “Quem não se sente famoso, por ser imortalizado em um livro”, confessou. “É muito gratificante contar algumas histórias. Foi legal para caramba. Foi um livro que me emocionou muito”, completou. Ele também aceitou revelar algumas coisas como forma de agradecer às crianças pelo carinho que recebe, ou melhor, de lhes dar um presente. “Eu tenho, de uma maneira ou de outra, de dar satisfação para as crianças, porque elas gostam muito de mim”, falou.

A autora obteve as respostas diretamente com o Noel... - DIVULGAÇÃO
A autora obteve as respostas diretamente com o Noel... (crédito: DIVULGAÇÃO)

Papai Noel tem muitos outros segredos, mas esses não podem ser divulgados. Alguns são a sua idade, o que faz durante todo o ano e no dia 25 de dezembro, em quanto tempo produz os brinquedos, dentre outros. “Não posso revelar, porque, se não, quebra o encanto natalino”, justificou. Apesar da resistência, o Cruzeirinho insistiu, e ele citou dois com exclusividade para o jornal. Um é o nome das suas quatro renas -- Re-Nalda, Re-Nair, Re-Natália e Re-Nanci. O outro é surpreendente: ao contrário do que todos pensam, ele não mora no Pólo Norte, mas sim, na Lapônia.

Essas confidências, juntamente com outras histórias curiosas e divertidas vividas pelo bom velhinho, renderiam um segundo conto. Angeles, inclusive, pensa nessa possibilidade. Em um desses episódios cômicos, o Noel, mesmo disfarçado, foi reconhecido por um menino em uma igreja. Sim, ele leva uma vida comum e até mesmo frequenta a igreja. Outra vez, esqueceu o saco de presentes em uma escola e precisou pedir para os funcionários o enviarem pelo correio. Isso sem falar nos pedidos inusitados. A lista inclui vaca, gato, alimento para cachorro, coleira e visitas à casa dele.

Ele está por aí...

É possível ter a sorte do garoto da igreja e avistá-lo pela cidade. Assim, você poderá tirar as suas dúvidas diretamente, igual à Angeles, Ângela e Victor. Mas, é preciso atenção, pois o Papai Noel está sempre disfarçado. Uma dica: ele possui um carro vermelho. “Tem que ter o olhar bem treinado, porque podem me encontrar em qualquer lugar”, reforçou. Se você o identificar, um sinal revelará realmente tratar-se do bom velhinho. “Eu falo ‘ho, ho, ho’”, indicou.

Obra ganhará versão acessível

Conto responde várias dúvidas das crianças sobre o tema - FÁBIO ROGÉRIO (19/12/2022)
Conto responde várias dúvidas das crianças sobre o tema (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (19/12/2022))

No próximo ano, Angeles Paredes Total vai lançar “Batendo Papo com Papai Noel” nos formatos braile para baixa visão. As obras já estão em produção e serão lançadas na Feira do Livro e Autores Sorocabanos (Flaus) de 2023. A autora teve a ideia durante uma reunião do seu grupo de leitura na Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac).

Segundo Angeles, as crianças com deficiência visual fazem todas as atividades normalmente, como ler, assistir a filmes, brincar com massa de modelar, dentre outras. Com isso, decidiu tornar a obra acessível e inclusiva, para que esse público possa, igualmente, desvendar alguns segredos do Papai Noel. “A literatura tem que ser um direito de todos”, pontuou.

Ainda na Flaus, a escritora, quer  lançar outros dois livros adaptados -- “Cavalinho Verde” e “Dom Quixote, o Cavaleiro da Reciclagem”. O primeiro tem a inclusão como a temática. Retrata a histórica de um cavalo verde cujo toque deixa tudo da sua cor. Como os outros animais não querem ficar verdes, ele não consegue fazer amigos. Tudo muda quando encontra uma única folha verde em uma floresta desmatada. Além de se tornar amigo dela, ajuda a recuperar a mata.

Já o segundo trabalho conta as tradicionais aventuras de Dom Quixote e seu amigo Sancho Pança. Porém, nesse caso, o principal inimigo deles é a poluição do bairro onde moram. Juntos, eles promovem diversas ações de reciclagem, para limpar o meio ambiente. (Vinicius Camargo)

Galeria

Confira a galeria de fotos