Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Tico-tico-rei

18 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A espécie possui uma crista exibida em formato de leque, assemelhando-se a uma coroa
A espécie possui uma crista exibida em formato de leque, assemelhando-se a uma coroa (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIN/COAVES)

Nome popular: Tico-tico-rei
Nome científico: Coryphospingus cucullatus (Statius Muller, 1776)

Um rei precisa estar a altura de sua coroa! É o caso do tico-tico-rei, que possui uma crista exibida em formato de leque, assemelhando-se a uma coroa.

Essa espécie possui diferença entre macho e fêmea na coloração (dimorfismo sexual). O macho é vermelho ou vinho no ventre e na nuca. As costas são da cor marrom-escura, assim com as asas e a cauda. Na cabeça, possui um topete margeado de negro, que fica escondido e, quando exibe, abre em formato de leque, mostrando sua linda coroa vermelha. Já a fêmea possui uma coloração mais apagada, sendo uma cor vinho no ventre e pardacenta nas costas. Tanto macho quanto fêmea possuem um anel branco ao redor dos olhos (anel perioftálmico) e medem cerca de 15 centímetros de comprimento.

Habita bordas de matas, cerrados, campos, capoeiras, cafezais e pomares. Alimenta-se, principalmente, de sementes, mas pode comer também brotos, frutas e insetos. Quando está procurando alimento, movimenta-se saltando curtas distâncias no chão ou nos galhos das árvores e de arbustos.

No sudeste, reproduz entre os meses de outubro e fevereiro. O ninho, em formato de taça ou tigela, é feito com gravetos, gramíneas secas, líquenes e teias de aranha, forrado com folhas e fibras secas finas. Põe de dois a três ovos brancos, em dias consecutivos. Após cerca de 10 dias, nascem os filhotes. A incubação e o cuidado com a alimentação dos filhotes são realizados, principalmente, pela fêmea, embora, eventualmente, o macho possa colaborar.

Faça sua parte

O tico-tico-rei pode ser encontrado em nossos quintais e em terrenos baldios. Vamos cuidar para que esses ambientes estejam arborizados e com presença de plantas para que consigamos manter o tico-tico-rei sempre pertinho da gente em nossa cidade.

Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Clube Infantil de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves Kids)