Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Urso-pardo celebra liberdade após 20 anos de cativeiro

18 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Mark passará o resto da vida em santuário na Áustria
Mark passará o resto da vida em santuário na Áustria (Crédito: GENT SHKULLAKU / AFP (3/12/2022))

Depois de passar duas décadas trancado em uma pequena gaiola ao lado de um restaurante elegante na capital da Albânia, Mark, um urso-pardo, começa uma vida melhor em um santuário de animais austríaco. Libertado no último dia 7, ele passará o resto da vida no santuário de ursos de Arbesbach, na Áustria, administrado pela associação protetora dos animais Quatro Patas, que se dedica a ajudar animais em situações difíceis.

Mark e Liza, naturais do norte do país, foram levados ao restaurante “por uma boa causa”: receber abrigo depois que a mãe deles foi baleada e eles também podiam ter sido vítimas de caça furtiva. Eles sobreviveram em Tirana, capital albanesa, mas viviam em uma jaula fechada, privados de liberdade.

A gaiola era pequena, sobre chão de concreto, com condições de higiene inadequadas, e ele recebeu comida anormal para um urso-pardo. Mark tornou-se obeso, com dificuldade para se locomover, mostra ansiedade e torna-se agressivo ao menor ruído. Sua situação piorou após a morte de sua irmã, Liza, há dois anos. (Da Redação, com AFP)