É o bicho
Urso-pardo celebra liberdade após 20 anos de cativeiro

Depois de passar duas décadas trancado em uma pequena gaiola ao lado de um restaurante elegante na capital da Albânia, Mark, um urso-pardo, começa uma vida melhor em um santuário de animais austríaco. Libertado no último dia 7, ele passará o resto da vida no santuário de ursos de Arbesbach, na Áustria, administrado pela associação protetora dos animais Quatro Patas, que se dedica a ajudar animais em situações difíceis.
Mark e Liza, naturais do norte do país, foram levados ao restaurante “por uma boa causa”: receber abrigo depois que a mãe deles foi baleada e eles também podiam ter sido vítimas de caça furtiva. Eles sobreviveram em Tirana, capital albanesa, mas viviam em uma jaula fechada, privados de liberdade.
A gaiola era pequena, sobre chão de concreto, com condições de higiene inadequadas, e ele recebeu comida anormal para um urso-pardo. Mark tornou-se obeso, com dificuldade para se locomover, mostra ansiedade e torna-se agressivo ao menor ruído. Sua situação piorou após a morte de sua irmã, Liza, há dois anos. (Da Redação, com AFP)