Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Detalhes tão pequenos...

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

18 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

A chegada de um novo integrante à família traz muita expectativa. Uma nova vida que nasce é sempre motivo de celebração, mas ser promovido a irmão mais velho é uma tarefa um pouco mais complexa. É virar referência, exemplo, apoio. Também há a expectativa de até que enfim ter uma companhia, alguém para brincar e dividir o amor da família.

E é tudo isso mesmo, um irmão é uma renovação, um acréscimo de ternura. Mas todo mundo nasce bebê, claro, e é preciso esperar um tempinho até que eles cresçam e possam brincar, conversar, interagir. E nem sempre o irmão mais velho está com essa paciência toda para esperar, quer logo um parceiro de aventuras, um companheiro destemido, um ajudante fiel. O livro “Minúscula”, de Fran Matsumoto, conta a história de como a chegada de uma irmã pode resultar num exercício de calma e empatia.

Quando li para as crianças, apresentando as ilustrações que remetem muito aos seus próprios traços, muitos se identificaram, relatando que, apesar do tamanho, irmãos minúsculos podem ser muito divertidos. Uma publicação imperdível da Brinque Book.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil