Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Escolas da rede municipal fazem mostras culturais

10 de Dezembro de 2022 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Copa do Mundo foi um dos assuntos na E.M. Profª. Inês Rodrigues Cesarotti, no Vitória Régia
Copa do Mundo foi um dos assuntos na E.M. Profª. Inês Rodrigues Cesarotti, no Vitória Régia (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

As escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba seguem realizando mostras culturais que valorizam a produção artística dos alunos e resultam de todo aprendizado em sala de aula, durante o ano letivo. A E.M. Profª. Inês Rodrigues Cesarotti, no Parque Vitória Régia, zona norte da cidade, realizou no último dia 30, a sua 7ª Mostra Cultural, evento aberto a toda a comunidade escolar e que contou com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo de 2022, valorizando também o empenho e o comprometimento de estudantes e professores. Temas como Copa do Mundo, cantigas e parlendas, movimentos artísticos, respeito à diversidade, regiões do Brasil e Literatura de Cordel foram apresentados nesse dia.

Por sua vez, no CEI-08 Prof.ª Messias Ribeiro de Noronha Cunha, na Vila Progresso, o tema explorado ao longo deste ano foi a música. Nas classes de creche e pré-escola foram feitos cadernos de releitura, trabalhos manuais criativos e, até mesmo, a criação de instrumentos musicais com o uso de material reciclado, como chocalhos, reco-recos e um pequeno violão, produzido com caixa de papelão. Para celebrar o encerramento do ciclo letivo, as crianças do CEI-08 receberam a visita da Banda Regimental de Música da Polícia Militar (PM).

CEI-08, na Vila Progresso, teve a música como assunto ao longo do ano - DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA
CEI-08, na Vila Progresso, teve a música como assunto ao longo do ano (crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

E na E.M. Edward Frufru Marciano da Silva, no Jardim Botucatu, uma Feira Cultural mostrou trabalhos de alunos de todas as séries, do 1º ao 5º ano, focando na temática social. Acerca do tema da mulher, por exemplo, foram destacados a valorização feminina em nossa sociedade, desde a sua presença nas ciências, viabilizando a ida do Homem à Lua, até o sequenciamento do genoma do coronavírus, feito no Brasil por duas cientistas. Foram destacados, também, os 16 anos da Lei Maria da Penha. Mulheres foram enaltecidas nas mais diversas profissões e uma homenagem foi prestada às professoras e às mães dos alunos. Em outro tema, para destacar as diferenças étnico-raciais, foram feitas maquetes que referenciam lugares onde estão representadas quatro das principais etnias formadoras do povo brasileiro.

Já a E.M. Edward Frufru Marciano da Silva, no Jd. Botucatu, focou a temática social - DIVULGAÇÃO / ROSE CAMPOS / SECOM SOROCABA
Já a E.M. Edward Frufru Marciano da Silva, no Jd. Botucatu, focou a temática social (crédito: DIVULGAÇÃO / ROSE CAMPOS / SECOM SOROCABA)

“Não imaginava que seria tão bonito! Fico orgulhosa de ver, pois é o resultado da criatividade dos alunos e também das professoras. Achei tudo maravilhoso!”, elogiou Cibele de Cássia Almeida Machado, mãe do aluno Leonardo, do 1º ano. O pai de Matheus Henrique, do 2º ano, também ficou encantado. “Estou gostando muito de tudo que estou vendo. São muitos talentos e fiquei impressionado com a riqueza de detalhes do desenho que meu filho fez”, disse ele, ao mostrar o trabalho. (Da Redação, com Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos