Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Caminheiro-zumbidor

11 de Dezembro de 2022 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
De costas e peito rajados de pardo e marrom escuro, é discreto e vive se escondendo na vegetação
De costas e peito rajados de pardo e marrom escuro, é discreto e vive se escondendo na vegetação (Crédito: JOÃO R. SALMAZO/COAVES)

Nome popular: Caminheiro-zumbidor
Nome científico: Anthus chii (Vieillot, 1818)

Ele gosta de habitar áreas com gramados e costuma ficar bem escondido na vegetação. Esse é o caminheiro-zumbidor, nossa ave desta semana. Possui as costas e o peito rajados de pardo e marrom escuro. A barriga é amarela-pálida ou esbranquiçada e o bico é preto, com a base mais clara. Possui uma leve sobrancelha branca e as pernas e cauda são longas. Mede cerca de 15 centímetros.

É encontrado em ambientes campestres, beiras de lagos, rios e brejos. É discreto e vive se escondendo na vegetação. Tem o comportamento de alçar voos curtos e altos para cima (cerca de 20 metros), geralmente cantando, e depois descer rapidamente.

O ninho é feito em formato de forno, onde põe de dois a quatro ovos brancos pálidos, com manchas marrons, que podem variar de tamanho e quantidade. Após 14 dias, nascem os filhotes.

Faça sua parte

As áreas de campos naturais são muito procuradas para o plantio de pastagens e criação de gado. Essa prática precisa acontecer de forma equilibrada, para não prejudicar a sobrevivência do caminheiro-zumbidor. Por isso, precisamos conservar os ambientes campestres, para que essa ave esteja sempre presente em nossa cidade.

Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Clube Infantil de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves Kids)