Olha o passarinho
Biguatinga
Pode atingir cerca de 90 centímetros de comprimento e lembra muito o biguá
Nome popular: Biguatinga
Nome científico: Anhinga anhinga (Linnaeus, 1766)
Hoje vamos falar de uma das aves aquáticas mais comuns de se encontrar em lagos da nossa região e no rio Sorocaba: a biguatinga.
Ela possui uma família na classificação das aves que é só dela: a família Anhingidae. Pode atingir cerca de 90 centímetros de comprimento. Lembra muito o biguá, mas suas asas possuem listras esbranquiçadas que a diferenciam. Tem um pescoço longo e fino, e o bico amarelo é longo e pontiagudo, ajudando a fisgar peixes.
Pode apresentar um anel em volta dos olhos esverdeados. Sua cauda é comprida, em formato de leque ou leme, para auxiliar em seus mergulhos subaquáticos. Os pés possuem membranas entre os dedos (interdigitais), também chamadas de membranas natatórias. A fêmea possui a cor creme no pescoço, no peito e nas costas. Já o macho tem uma crista negra e cores mais vivas.
Alimenta-se principalmente de peixes, mas pode comer anfíbios e cobras aquáticas. Habita beira de rios e lagos, geralmente com matas na margem. Gosta de remansos, com presença de vegetação marginal e árvores com troncos secos. Costuma ficar pousado de asas abertas para secar suas penas.
A fêmea constrói o ninho com gravetos trazidos pelo macho, revestido com galhos vivos e folhas verdes. Geralmente, constrói o ninho em galhos pendurados na água, em pequenas colônias (com presença de garças e biguás).
É monogâmica e pode aproveitar o ninho construído em reproduções anteriores. Põe geralmente de três a quatro ovos azulados ou brancos. O macho participa da incubação, que leva entre 25 e 30 dias, e o casal cuida dos filhotes.
Faça sua parte
A biguatinga é uma ave aquática e depende diretamente da qualidade das águas onde vive, por isso vamos preservar e manter nossos rios e lagos sempre limpos para que possamos sempre ter essa bela espécie em nossa região.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)