É o bicho!
Onça-pintada é registrada pela 5ª vez em Goiás
O animal é um macho adulto que, pela aparência física, indica estar em boa saúde
O maior felino selvagem das Américas, a onça-pintada (Panthera onca), foi registrado, pela quinta vez, em uma reserva particular de desenvolvimento sustentável de propriedade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) localizada em Niquelândia (GO). O animal é um macho adulto que, pela aparência física, indica estar em boa saúde. É a quinta aparição da espécie, que teve registro em agosto deste ano pelas câmeras de monitoramento de fauna.
O primeiro registro em vídeo da espécie na reserva aconteceu em 2019. Nos anos seguintes, pegadas do animal foram vistas em diferentes pontos, indicando que a espécie ainda estava presente no território. A confirmação veio em agosto deste ano, quando as chamadas “armadilhas fotográficas” fizeram um novo registro do felino.
As armadilhas fotográficas, também conhecidas como câmera traps ou câmeras de monitoramento de fauna, têm-se destacado entre os métodos de registro de animais na reserva. Os equipamentos possuem uma câmera digital embutida com um sensor de temperatura e movimento que captura imagens e vídeos sem qualquer contato ou interferência com o animal.
Ainda que os ambientes de savana, como o Cerrado, sejam mais propícios para o avistamento de animais, o registro de uma onça-pintada é raro. A espécie está classificada como “Em Perigo”, de acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (2018), divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). (Da Redação)