Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Três meninas afegãs

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

03 de Dezembro de 2022 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Estava ansiosa para ler esse livro. Primeiro, por suas personagens terem sido inspiradas na história real de três meninas afegãs; segundo, por ele ter sido escrito pela jornalista Adriana Carranca, a mesma autora da história de Malala Yousafzai, um livro precioso para uma geração inteira de meninas e mulheres. “Entre sonhos e dragões” nos presenteia com uma história inspiradora, e vai além: conta a história por trás da história.

Shamsia, Meena e Sadaf vivem num país onde meninas e mulheres podem muito pouco, mas não deixam de tentar mudar o mundo. Shamsia é artista e tem um plano de desenhar o mundo com o qual sonha. Meena gostaria de silenciar a guerra para que o som de seu violoncelo ecoe por todos os cantos do seu país. Já Sadaf gosta de brincar de luta e sonha em pilotar aviões para proteger seu reino dos monstros e dragões. Mas esses são desejos praticamente impossíveis em seu país: lá não há tintas, pincéis ou lápis, a música foi proibida e lutas e aviões são coisas de meninos.

Você deve estar imaginando que os meninos são muito sortudos por poderem fazer tudo isso, mas não, os meninos desse reino não têm tempo para quase nada, a não ser se preparar para a guerra.

Entre milhares de comentários que eu gostaria de fazer sobre essa história, deixo as palavras firmes da própria autora, que me parecem mais que suficientes como arremate: “As meninas afegãs não esperam receber ajuda, mas ajudar o próprio país. Não merecem sentimentos como pena, mas respeito e igualdade. Não precisam de salvação, mas de reconhecimento.”

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil