Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Polícia-inglesa-do-sul

26 de Novembro de 2022 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Este passarinho está sempre alerta, defendendo seu território em áreas campestres como brejos e pastagens alagadas
Este passarinho está sempre alerta, defendendo seu território em áreas campestres como brejos e pastagens alagadas (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIN/COAVES)

Nome popular: Polícia-inglesa-do-sul
Nome científico: Leistes superciliaris (Bonaparte, 1850)

A ave dessa semana é o polícia-inglesa-do-sul, um passarinho que está sempre alerta, defendendo seu território, geralmente em áreas campestres, como brejos e pastagens alagadas. Costuma realizar voos curtos, emitindo um de seus cantos, e desce rapidamente ao solo, sendo facilmente avistado por possuir uma coloração vermelha-encarnada no peito, que se destaca na vegetação.

O macho apresenta uma mancha vermelha-escura no pescoço e no peito, além de uma sobrancelha branca, que inicia acima dos olhos e se estende até o pescoço. As costas, asas, cauda e parte do ventre apresentam plumagem anegrada. Possui o encontro (região do “ombro das asas”) da mesma cor do peito. Já, a fêmea possui a sobrancelha esbranquiçada e o corpo é marrom-pardacenta, com manchas pequenas espalhadas na plumagem de cor anegrada, além de uma leve mancha vermelha (às vezes, rosada) no peito e na barriga. Possui entre 17 e 18 centímetros.

Vive em bando e alimenta-se de larvas e adultos de artrópodes, como insetos e aranhas, mas também consome uma variada gama de sementes, principalmente de gramíneas (capins). Habita áreas de várzeas, brejos e campos úmidos, sendo comum observá-lo em plantações de arroz, trigo e sorgo.

Na época reprodutiva, o macho se exibe para a fêmea, alçando voos ascendentes (subindo), entre quatro e seis metros, e depois desce, repentinamente, abrindo as asas para exibir sua exuberante plumagem vermelha em destaque nas asas. Geralmente, ele canta enquanto se desloca.

Faz ninho em formato de taça funda na grama e, às vezes, constrói um túnel na vegetação, que funciona como uma plataforma para acessar a entrada do ninho. Põe entre três e cinco ovos azuis-claros, com manchas espessas da cor castanho-avermelhada.

Faça sua parte

O polícia-inglesa-do-sul vive em campos alagados, como veredas, brejos e locais de nascentes. Por isso, precisamos sempre cuidar de nossas águas, mantendo esses ambientes úmidos preservados, para que essa bela ave possa ter onde morar e, principalmente, possamos ter sempre fontes de água suficientes.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)