Sorocaba
Cultura negra é destaque no Sesc
Hoje é o dia da Consciência Negra, data reservada à valorização do povo e da cultura negra no Brasil. Em Sorocaba foram feitas diversas atividades durante o mês inteiro. No Sesc Sorocaba está acontecendo o projeto Iorubrá, que tem o objetivo de discutir e apresentar as questões que envolvem as multiplicidades africanas nos processos de composição da cultura negra brasileira. Na unidade, hoje (20), das 14h às 15h, acontece a “Caça ao tesouro: da África para o Brasil”.
Mediada pela Cia. Cururu, nesta caçada, os pequenos escavam memórias, demarcam territórios e compõem um baú de riquezas com conhecimento por meio das palavras, curiosidades, músicas e brincadeiras relacionadas com elementos na natureza (como se faz na África). A atividade é gratuita e, para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. As vagas são limitadas e podem participar crianças a partir de 6 anos.
No sábado (26) o Sesc Sorocaba terá a “Vivência de Dança Afro”. Nesta atividade, Yalorisa Lourdes Lieje, dançarina com conhecimentos do candomblé e dança contemporânea, convida o público para vivenciar a capoeira, a congada, o jongo, o maracatu e o samba de roda, alguns dos diversos gêneros musicais e estilos de dança influenciados pela cultura africana. A vivência é gratuita e acontece das 10h às 12h, no ginásio da unidade. A classificação é livre para todas as idades.
Além dessas atividades, o projeto Iorubrá conta com espetáculos teatrais, de dança, oficinas e muito mais. Para conferir a programação completa, acesse https://www.sescsp.org.br/projetos/iorubra/.