Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Bem-te-vi-rajado

12 de Novembro de 2022 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: GABRIELLY ARANHA / COAVES)

 

Nome popular: Bem-te-vi-rajado
Nome científico: Myiodynastes maculatus (Statius Muller, 1776)

Hoje, vamos falar de um parente do nosso querido bem-te-vi: o bem-te-vi-rajado! Observe a foto! Ele é todo rajado, com manchas largas de cor marrom-acinzentadas, dispostas no corpo, que é branco com partes na cor creme. Sua cauda é marrom, quase ferrugem por cima. Possui uma máscara cinza-escura, que não emenda na nuca e uma sobrancelha branco-suja.

Ele mede cerca de 20 centímetros e seus pés são típicos de passarinhos, com três dedos virados para frente e um dedo, para trás, dando maior mobilidade para ficar empoleirado nos galhos das árvores.

O bem-te-vi-rajado habita áreas arborizadas, como capoeiras, cerrados e bordas de mata. Alimenta-se, principalmente, de insetos, mas podem consumir também frutos. É uma ave migratória da nossa região, permanecendo por aqui de agosto a março. Podemos notá-lo pelo seu canto, que se assemelha a um soluço.

Faz o ninho em cavidades, geralmente em troncos de árvores, e pode ocupar o ninho (casa) de um joão-de-barro abandonado. Põe de dois a três ovos, branco-sujo, todo pintado de marrom. Macho e fêmea revezam para chocá-los durante 15 a 17 dias. Já, os filhotes saem do ninho entre 17 e 21 dias.

Faça sua parte: Podemos dizer que a profissão desses animais na natureza é de “inseticida natural”, uma vez que podem ajudar no controle de populações de insetos. Assim, conservar o seu habitat é importante para mantermos o bem-te-vi-rajado próximo, para que possa nos ajudar a controlar eventuais insetos que possam se tornar como pragas em nossa cidade.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)